Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoJornadas da Saúde & Bem Estar na Póvoa de Lanhoso

Jornadas da Saúde & Bem Estar na Póvoa de Lanhoso

© CM Póvoa de Lanhoso

Promover a literacia em saúde é o principal objetivo das Jornadas de Saúde & Bem Estar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso coorganiza, entre hoje e sexta-feira.

“Faz todo o sentido trazermos ao programa político, de forma concertada e intencional, a reflexão à volta da saúde”, destacou, na intervenção inaugural, a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira. “Enquanto agentes políticos, a nossa primeira prioridade é a promoção da saúde e, enquanto organização desta iniciativa, consideramos que um dos objetivos principais que ela encerra é o de melhorar a literacia em saúde, melhorar os conhecimentos e competências que todos podemos ter, na nossa saúde e na saúde da nossa comunidade”, destacou a responsável pelo Pelouro da Saúde. Para Fátima Moreira, “cada cêntimo que investimos em literacia em saúde, em prevenção da doença, são euros que poupamos ao Sistema Nacional de Saúde”.

A abertura oficial decorreu na manhã desta quarta-feira com uma visita ao recinto, em que participaram, para além de Fátima Moreira, os vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, assim como o diretor executivo do ACES Gerês-Cabreira, Nuno Oliveira, e representantes das entidades coorganizadoras e das coletividades locais.

Destacando a presença no certame de entidades dos setores social, público e privado, Nuno Oliveira, salientou que “é fundamental que estas sinergias aconteçam e que toda a capacidade instalada que existe destas três áreas que trabalham o setor da Saúde possam ter projetos comuns e uma resposta articulada para a população”. Para o responsável, “se este é um bom exemplo de integração e de articulação, o Serviço Nacional de Saúde também, na sua própria casa, tem de aproveitar estes exemplos e saber fazer esta articulação dos próprios serviços e integração de cuidados. É isso que está a ser feito agora com a criação das Unidades Locais de Saúde”.

Na oportunidade, a Câmara Municipal ofereceu dois manequins para formação em suporte básico de vida à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC Coração do Minho) do ACES Gerês-Cabreira.

As Jornadas envolvem entidades de saúde ligadas às mais variadas áreas, incluindo o Centro de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, as farmácias, as óticas, as ervanárias, as lojas de produtos de ortopedia e similares, os laboratórios de análises e exames, consultórios de saúde mental, consultórios de nutrição, centros de cuidados geriátricos, clínicas de fisioterapia, bem como a Associação Empresarial do Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES