
A semana temática dedicada à mobilidade no âmbito do programa eleitoral aberto da coligação “Juntos Por Braga” arrancou com uma reunião entre João Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga, e o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos.
O encontro teve como objetivo “aprofundar o diagnóstico dos principais problemas de trânsito e mobilidade na cidade e recolher contributos técnicos para a construção de soluções concretas e sustentáveis”.
“Sabemos que Braga enfrenta desafios muito importantes nesta área e quisemos começar esta semana com quem pensa e planeia a cidade em termos de engenharia e mobilidade”, afirmou João Rodrigues, sublinhando a importância de escutar “quem conhece o território, mas também quem, como o Bastonário e representante dos profissionais de uma área técnica desta relevância, acompanha as melhores práticas a nível nacional e internacional”.
Durante a reunião,debateram temas como “a necessidade de novas soluções de transporte público, a criação de novas infraestruturas rodoviárias, a crescente pressão automóvel no centro urbano, a promoção de modos suaves de mobilidade e a integração entre urbanismo e mobilidade”.
João Rodrigues destacou que “os contributos da Ordem dos Engenheiros são fundamentais para que possamos desenhar um programa eleitoral ambicioso, mas com base técnica sólida, adaptado à realidade de Braga e orientado para o futuro”.
Esta foi a primeira de várias iniciativas da semana dedicada à mobilidade, inserida no processo de auscultação pública do programa eleitoral aberto, que está a ser coordenado por Carlos Oliveira, pesidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo João Rodrigues, “este é um programa construído com e para os bracarenses. Queremos soluções realistas, inovadoras e partilhadas, que façam da nossa cidade uma referência em mobilidade urbana”.