
A coligação Juntos Por Braga deu início à Semana da Cultura, no âmbito do Programa Eleitoral Aberto, com uma visita às futuras instalações do Museu de Arte Contemporânea, promovido pelo DST Group.
Em comunicado, a coligação refere que “resultado de um investimento de 15 milhões de euros, este projeto será estruturante para o futuro cultural da cidade, ajudando a afirmar Braga no panorama nacional e internacional da arte”.
No novo museu, ainda em construção, João Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga, foi recebido por José Teixeira, presidente do grupo, e observou “a ambição de criar um espaço de encontro e pacificação através da arte contemporânea”
Com o objetivo de ter uma coleção distinta, uma sala de espetáculos com capacidade para 150 pessoas e uma lógica de trabalho em rede com entidades e projetos locais, o Museu de Arte Contemporânea pretende ter uma programação pluridisciplinar “pensada de fora para dentro e aberta à comunidade”.
“Braga vai ganhar a nível de equipamentos e programação, mas acima de tudo queremos trabalhar em rede com o que já existe, trazendo mais pessoas à cultura”, explicou José Teixeira.
Já o candidato João Rodrigues referiu que “o novo Museu de Arte Contemporânea dará ainda mais consistência à diversidade cultural que já se pratica em Braga”, acrescentando que “este novo museu permitirá criar novas oportunidades e pontes com outros projetos já instalados na cidade através de novas possibilidades de colaboração, reforçando a ligação que os bracarenses têm com a cultura, o que é fundamental para o desenvolvimento de um concelho de futuro”.
João Rodrigues destacou “a importância da cooperação entre os setores público e privado como motor essencial para a dinamização da cultura”. “É fundamental unir esforços públicos e privados para fortalecer o tecido cultural da cidade. Só assim podemos transformar o potencial cultural da cidade de Braga em novas oportunidades para um concelho que se mostra cada vez mais ativo nesta matéria. Como em tantas outras áreas, não é tempo de voltar atrás. É tempo de fazer ainda melhor”, sustentou.