Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioBragaJoão Rodrigues e Associação Empresarial de Braga discutem revisão do PDM

João Rodrigues e Associação Empresarial de Braga discutem revisão do PDM

© CM Braga

O vereador João Rodrigues, que tutela o pelouro do Planeamento do Município de Braga, reuniu com a Associação Empresarial de Braga, num encontro que teve como ponto de discussão principal o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) do concelho.

No encontro foram ainda abordados outros temas com relevância para a atividade económica das empresas, como a tramitação dos processos de licenciamento, as novas infraestruturas de mobilidade, as novas áreas de expansão urbanística e a identificação de soluções para acolhimento de projetos de investimento de maior dimensão relacionados com a criação e expansão de unidades fabris e de logística.

João Rodrigues fez uma apresentação geral do processo em curso de revisão do PDM, enfatizando que o Município está a “encetar todos os esforços” para que o mesmo consagre um “aumento muito significativo” das áreas urbanas dedicadas a funções empresariais e habitacionais, tendo em vista um “desenvolvimento integrado, inclusivo e sustentável de uma cidade e concelho que evidenciam grande dinamismo e capacidade empreendedora”.

Por seu turno, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, apelou à necessidade de existirem soluções de acesso a terrenos e espaços urbanizáveis para as empresas que queiram ampliar as suas instalações fabris, nomeadamente para as que pretendem apresentar projetos de investimento a financiar no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, designado por Portugal 2030.

Segundo João Rodrigues, o PDM de Braga, após a revisão, contemplará condições e soluções “mais atrativas para empresas e investidores, sendo um instrumento regulador com uma gestão mais adequada e flexível face às necessidades de expansão e de desenvolvimento do concelho de Braga”. Lembrou ainda que o atual PDM já enquadra soluções vantajosas e eficazes para o acolhimento de projetos de investimento de interesse estratégico, nomeadamente o reconhecimento de determinados empreendimentos como estratégicos, à luz do atual Regulamento do PDM.

O vereador aproveitou ainda para salientar, junto da associação, a aposta do Município na digitalização dos processos, na reformulação da orgânica e direcção dos serviços de urbanismo e no reforço do respetivo quadro de pessoal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS