Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.8 C
Braga
DesportoJoão Ribeiro, Campeão do Mundo K2 500 metros, homenageado pela Câmara de...

João Ribeiro, Campeão do Mundo K2 500 metros, homenageado pela Câmara de Esposende

© CM Esposende

O canoísta de Esposende João Ribeiro, Campeão do Mundo K2 500 metros, foi recebido, na sexta-feira, nos Paços do Concelho, em reconhecimento e homenagem do Município de Esposende pela conquista do título que, em dupla com Messias Baptista, alcançou, no passado dia 27 de agosto, nos campeonatos de Duisburgo, na Alemanha, e que lhes valeu o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris’2024

Dez anos após a conquista do primeiro título de campeão mundial, João Ribeiro foi, de novo, recebido na Câmara Municipal, num momento pleno de significado, como assumiu o atleta, dando nota de um ano “muito complicado” e marcado por vicissitudes várias, que fazem com que “este resultado seja ainda mais gostoso” e se traduza numa “alegria imensa”.

João Ribeiro partilhou com os presentes alguns episódios do percurso que culminou com a conquista do título mundial, que lhe garantiu a presença nos próximos Jogos Olímpicos, competição para a qual se mostrou tranquilo e confiante num bom resultado.

Fazendo-se acompanhar da família, de amigos e do parceiro de prova, Messias Baptista, João Ribeiro agradeceu a receção do Município, expressando satisfação pela homenagem, à qual se associaram, conforme referiu, várias daqueles que há uma década celebraram também o seu primeiro título de campeão do mundo.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vitor Félix, felicitou João Ribeiro, elogiando o seu trabalho e a sua tenacidade, que possibilitaram a conquista do título de campeão do mundo, “um momento de grande felicidade” e de forte emoção, assumiu. Vitor Félix afirmou que o atleta esposendense, a par de outros como Teresa Portela, Messias Batista, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, integra “a melhor geração de sempre, que faz com que a canoagem seja hoje uma modalidade de referência no nosso país e a nível internacional”.

Saudou também a Câmara Municipal de Esposende, realçando que “tem sido uma parceira da Federação e da modalidade”, tanto no apoio aos clubes do concelho (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, Clube Náutico de Fão e Rio Neiva – ADA), como na organização de provas. Por ter sido o “berço” onde João Ribeiro e Teresa Portela deram os primeiros passos e se formaram em termos desportivos, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem expressou o seu reconhecimento ao Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses que, sublinhou, “está a fazer uma época incrível”.

“Um exemplo e um orgulho” é como o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, indica Joao Ribeiro, um atleta a quem reconhece mérito desportivo e excelentes qualidades pessoais.

Aludindo ao seu trajeto, o autarca lembrou o título de Campeão do Mundo em 2013, juntamente com Emanuel Silva, e o reconhecimento do Município, em 2011, com a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo, e as sucessivas distinções na Gala de Mérito Desportivo, entre as quais a atribuição do Prémio Paulo Gonçalves, em 2021. Deixou que claro que nada do que alcançou foi fruto da sorte ou do acaso, mas antes resultado do seu trabalho enquanto atleta de Alto Rendimento. A exemplo de outros atletas esposendenses, Joao Ribeiro é um “exemplo de abnegação, disciplina, rigor, vontade e determinação”, afirmou Benjamim Pereira, considerando que a sua postura constitui um exemplo e um incentivo para a sociedade, particularmente para os jovens.

Notando que a estratégia desportiva da Câmara Municipal se traduz numa política de apoio e incentivo das várias modalidades desportivas, Benjamim Pereira expressou o apoio do Município a João Ribeiro, a quem desejou os maiores sucessos desportivos, nomeadamente para os Jogos Olímpicos.

Benjamim Pereira foi, de resto, portador da mensagem do treinador de João Ribeiro, Rui Fernandes, que não pôde estar presente na sessão de homenagem. Na missiva, Rui Fernandes destaca as qualidades pessoais e desportivas do atleta esposendense e a paixão que nutre pela sua terra natal. “Sem dúvida alguma é um grande embaixador do vosso concelho”, afirma.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES