Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosJoana Marques Vidal em Barcelos para falar sobre violência doméstica

Joana Marques Vidal em Barcelos para falar sobre violência doméstica

© República Portuguesa

Joana Marques Vidal, procuradora-geral adjunta jubilada e presidente do Conselho Geral da UMinho, vai participar na conferência sobre violência doméstica, promovido pela Assembleia Municipal de Barcelos.

Integrada no “Ciclo de Debates da Assembleia Municipal” de Barcelos, a conferência “Violência Doméstica” vai decorrer no próximo dia 20 de janeiro, no Auditório dos Paços do Concelho.

Com início marcado para as 09:45, a iniciativa vai contar com três momentos distintos (manhã, tarde e noite), durante os quais diversas entidades e individualidades abordarão as diferentes perspetivas da forma como lidam com aquela realidade.

A realização desta iniciativa dá cumprimento ao anunciado pelo presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Fernando Pereira, quando aproveitou parte do seu discurso da sessão solene evocativa da Revolução dos Cravos para a denúncia pública deste tema que teima em perdurar na sociedade. Na ocasião, Fernando Pereira assegurou que a Assembleia Municipal de Barcelos não pode ficar indiferente na “ignorância esperançosa que estes casos se extingam naturalmente” nem ficar insensível “à cultura de violência e morte que nos rodeia”.

Decorrido este tempo, a presidência da Assembleia Municipal de Barcelos dá corpo a esta iniciativa, tendo, para o efeito, um naipe de convidados que contempla agentes/instituições do concelho, bem como individualidades nacionais com conhecimento da problemática da Violência Doméstica.

Conferência conta com treze oradores

Assim, no primeiro momento, a decorrer ao longo da manhã, logo após a abertura dos trabalhos pelo presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, usarão da palavra a gestora do Gabinete de Apoio da APAV, Marta Mendes, a coordenadora do Projeto Ser, Sílvia Santos, a psicóloga da SOPRO, Cláudia Fernandes, a presidente da CPCJ, Ana Maria Sobreiro, e o vereador da Ação Social da Câmara de Barcelos, António Ribeiro. O período da manhã encerra com um debate.

No segundo momento, durante a tarde, participarão Ilídia Mendes, da Ordem dos Advogados, um representante da PSP (a indicar), o Major Fernando Martins, da GNR, Adriana Vale, procuradora da República, e o juiz de Direito, Rui Silva Reis. Após as intervenções, segue-se um período de debate.

Finalmente, o terceiro momento desta conferência ocorre a partir das 21:00, com a intervenção de Joana Marques Vidal.

O encerramento dos trabalhos será da responsabilidade de Fernando Santos Pereira.

A entrada é livre.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS