A construção da nova Unidade de Saúde Familiar de Joane, em Famalicão, arrancou esta segunda-feira com a assinatura do auto de consignação e o lançamento da primeira pedra da obra, que vai ser construída na rua da Ribeira, espaço central da vila.
O investimento total é de 2,1 milhões de euros num edifício que vai albergar mais de uma dezena de gabinetes médicos, espaços dedicados aos cuidados de saúde gerais, enfermagem, gabinetes de cuidado à saúde da mulher e da saúde infantil, área administrativa, área de apoio e salas de espera, instalações sanitárias, entre outras zonas.
“Desde que recebemos a delegação de competências na saúde temos trabalhado muito na melhoria das infraestruturas físicas das Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho. Joane é exemplo de uma USF com um corpo clínico vasto, onde a unidade de saúde já não tem condições para profissionais e utentes, que justificam este investimento que aqui vamos fazer”, assinalou o presidente de Câmara Mário Passos.
António Barbosa, responsável da Unidade de Saúde Local do Médio Ave, disse que o projeto foi feito em consonância com os médicos e que a nova unidade “é exemplar, bem desenhada, bem planeada e, portanto, quando estiver pronta vai melhorar consideravelmente as condições de conforto dos utentes e naturalmente as condições de trabalho dos profissionais”.
A atual USF de Joane está desde os anos 90 instalada em espaços adaptados. “Foi uma luta de muitos anos, a Câmara Municipal empenhou-se e felizmente temos a obra aqui, no terreno, que é o que nós queremos”, sustentou António Barbosa.
A construção da nova USF de Joane é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 2 milhões de euros.