Quinta-feira, Julho 25, 2024
20.6 C
Braga
Braga“Itinerarium” convida a descobrir o São João de Braga

“Itinerarium” convida a descobrir o São João de Braga

A participação na iniciativa, que decorre no sábado, é de entrada livre.

© CM Braga

As Festas de São João de Braga são o culminar de uma das tradições locais mais genuínas, distinguindo-se das restantes sanjoaninas de Portugal pela sua história e antiguidade.

As Festas de São João de Braga são o tema do próximo Itinerarium, que decorre já no próximo sábado, 15 de junho, pelas 10:00, tendo como ponto de encontro a Capela de São João da Ponte. A visita à “Cidade Vivida” será guiada por André Marcos da Associação das Festas de São João de Braga.

Nesta visita serão evidenciados os principais momentos destes festejos que, a partir de meados do século XIX fundem as duas celebrações dedicadas a S. João Baptista: a do São João da Ponte e do São João do Souto. Se a primeira tinha como característica principal a realização de uma feira franca, a segunda juntava às habituais celebrações religiosas uma procissão, onde figurava a Dança do Rei David e o Auto dos Pastores. Estes elementos distintos enriquecem esta celebração híbrida entre o sagrado e o profano, em perfeita simbiose entre tradição e modernidade, consolidada como momento alto do calendário anual bracarense.

A participação na iniciativa é de entrada livre, mas os interessados deverão efetuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES