Quarta-feira, Maio 18, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaiTech Tourism acelera Turismo a partir de Braga

iTech Tourism acelera Turismo a partir de Braga

© CM Braga

A Startup Braga apresentou esta sexta-feira o seu novo programa de aceleração. A partir de junho, o hub de inovação da InvestBraga, além de trabalhar com projetos nas áreas da economia digital, tecnologias para a saúde, biotecnologia e nanotecnologia, irá trabalhar com startups que promovam a inovação do turismo.

O programa iTech Tourism apresenta-se com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de novos negócios baseados em conhecimento e tecnologia, e para a consolidação de negócios existentes no setor do turismo, de forma a reforçar a sua competitividade internacional a médio e longo prazo.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, esta iniciativa, que resulta de um protocolo assinado entre a agência para a dinamização económica de Braga e o Turismo de Portugal, o Protocolo FIT – Fostering Innovation in Tourism, “é o reconhecimento do mérito do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da Startup Braga na área do empreendedorismo e que tem levado à consolidação de muitos projetos altamente inovadores”.

O iTech Tourism foi desenhado para apoiar e capacitar as startups “no processo de validação e desenvolvimento do seu modelo de negócio, na construção de um produto forte e altamente escalável e na facilitação de pilotos com empresas estabelecidas no setor, capazes de promover o acesso a novos mercados e consumidores”, tal como destacou Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga.

Para Carlos Abade, vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, “o iTech Tourism surge para colmatar uma lacuna que começava a ser visível. Pela primeira vez a Startup Braga promove um programa de aceleração dedicado ao turismo que integra o Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism. O setor do turismo precisa de se associar a projetos com capacidade de promover inovação que sirva quer para melhorar a experiência do utilizador, quer para apoiar o próprio profissional do setor”. “Conhecíamos bem o trabalho da Startup Braga e sabemos que o mesmo terá impacto no setor do turismo”, acrescentou o responsável.

Já Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e do Município de Braga, anunciou a atribuição de um prémio de 10 mil euros para o projeto que mais se destacar, numa demonstração clara de que o concelho de Braga quer apostar no setor do turismo e em projetos inovadores. “Braga é, atualmente, uma das cidades que mais tem impulsionado a retoma do turismo, tal como foi possível ver no decorrer da Semana Santa. Esta aposta no vetor da inovação, feita em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, servirá para consolidar ainda mais a ligação deste território ao turismo, dando um novo vigor a soluções inovadoras e com capacidade de escalarem”, disse.

O iTech Tourism irá possibilitar o contacto direto com uma vasta rede de mentores, investidores e parceiros da comunidade da Startup Braga, de forma a ajudar a fortalecer as equipas, a encurtar os seus processos de desenvolvimento e a facilitar o acesso a investimento qualificado.

O hub de inovação está à procura de projetos que apresentem soluções tecnológicas para o Turismo, e que respondam aos seguintes desafios: desenvolver soluções que possam direcionar os turistas para as épocas e para os territórios com menor procura; desenvolver soluções que melhorem a experiência do turista ao longo do ciclo de viagem; encontrar soluções que promovam a mobilidade inteligente e sustentável; fornecer soluções que informem o setor do turismo com melhores dados e insights; desenvolver soluções digitais para a otimização das operações de negócios das empresas.

As candidaturas para o programa de aceleração iTech Tourism estão abertas até ao próximo dia 15 de maio e poderão ser submetidas aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS