Terça-feira, Maio 21, 2024
12.8 C
Braga
EducaçãoIPCA acolhe mais de mil estudantes

IPCA acolhe mais de mil estudantes

© IPCA

Cumprindo a tradição, o Welcome IPCA faz a integração dos novos estudantes de forma lúdica e divertida, dando a conhecer os espaços, serviços, projetos e as pessoas que fazem parte da comunidade académica.

Na sessão institucional de acolhimento, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deu as boas-vindas aos novos estudantes lembrando-os de que fazem agora parte de uma “comunidade de cerca de 8 mil pessoas, entre estudantes, docentes, profissionais e bolseiros”. “Escolheram uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente que, ao longo dos seus 29 anos de existência, foi crescendo e afirmando a sua identidade”, disse.

“O IPCA é uma instituição aberta ao mundo! E totalmente comprometida com o processo de internacionalização do ensino superior português, seja através da RUN-EU, a Universidade Europeia de que o IPCA é parte integrante, seja através dos acordos de mobilidade que, todos os anos, permitem receber e enviar estudantes para vários países do mundo; na semana passada já chegaram mais de meia centena de estudantes que escolheram o IPCA para realizar este semestre”, sustentou Maria José Fernandes.

A presidente do IPCA convidou os recém-chegados a participarem nos projetos e experiências que a instituição tem para lhes oferecer. “No IPCA terão ao vosso dispor um conjunto significativo de projetos e experiências – mentoria, voluntariado, clubes – que vos enriquecerão e vos ajudarão nesse processo de crescimento, tornando a frequência do ensino superior ainda mais enriquecedora e gratificante e vos permitirá dar forma aos vossos sonhos, às vossas aspirações”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, manifestou o seu entusiasmo por “continuar a ver o IPCA crescer a cada ano que passa”. “É um privilégio para Barcelos termos uma instituição com esta grandeza, com este dinamismo e com esta capacidade de em cada ano melhorar, desenvolver-se, e ser ainda mais impactante para todos aqueles que cá passam. Barcelos é uma cidade muito bonita, muito acolhedora, com gente simpática que, de certeza, ficará também gravada nas vossas memórias porque, para além da genuinidade das nossas gentes, temos também uma identidade cultural e histórica muito importante”, salientou o autarca.

Já a presidente da Associação Académica do IPCA lembrou que “o IPCA continua, anos após ano, a ser uma das instituições de ensino superior mais procurada, preenchendo este ano 95% das vagas disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Mas, para a Presidente da AAIPCA nem tudo são rosas e referiu que os jovens enfrentam sérios problemas, nomeadamente, na procura de alojamento, tanto a nível nacional, como também já a nível local”.

João Pedro Pereira, presidente da Federação Nacional das Associações Académicas do Ensino Superior Politécnico, assumiu a emoção de voltar a esta casa, já que ele próprio é um estudante do IPCA. “Um estudante do IPCA é um estudante de excelência, é uma marca de excelência que mostra lá fora tudo o que aqui de bom se faz! Aproveitem todos os projetos que vos vão oferecer e nunca desistam sem procurar uma solução”, disse.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES