Segunda-feira, Dezembro 2, 2024
12.1 C
Braga
AtualidadeInvestBraga prestou apoio a 122 projetos de investimento no ano de 2022

InvestBraga prestou apoio a 122 projetos de investimento no ano de 2022

© InvestBraga

Nove anos após a sua criação, a Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga continua, segundos os próprios empresários, a promover “pontes importantes”, que têm permitido a instalação de novas empresas em Braga e a expansão de outras que já trabalham para os mercados mais competitivos a nível internacional.

O projeto + Indústria, o programa de visitas de Embaixadores estrangeiros, o Regime de Incentivo ao Investimento e a plataforma Work in Braga são alguns dos exemplos que contribuíram para o crescimento do tecido empresarial concelhio.

Só no último ano, a Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento prestou apoio a 122 projetos de investimento e realizou 260 atendimentos e reuniões com empresas, empresários, empreendedores, potenciais investidores, facilitadores de investimento e outras entidades de apoio e promoção de atividades económicas.  Do total dos projetos acompanhados, 42% são de origem internacional, um acréscimo de 16% em relação a 2021.

Um dos exemplos foi a instalação da Mercedes-Benz.io no concelho, no último ano. “Toda a equipa da InvestBraga apoiou, sempre com enorme profissionalismo, a nossa expansão para o Norte de Portugal, que vem sendo um verdadeiro sucesso, comprovado pelo nosso crescimento contínuo e planos de expansão”, afirma Pedro Salgueiro, managing director & CFO da Mercedes-Benz.io, reconhecendo que a empresa municipal “estabelece pontes importantes que contribuem para crescimento e sucesso” da multinacional.

A mesma visão é partilhada pelos empresários que já são uma referência no concelho. “Para a Promecel, a InvestBraga tem sido um verdadeiro parceiro institucional que proporcionou que, o maior e estratégico investimento em 35 anos de história da empresa, se concretizasse no menor espaço de tempo possível”, admite José Manuel Silva, gerente da Promecel, indústria do setor da metalomecânica, sediada em Adaúfe.

“Foram incansáveis em todos os estágios de concretização deste investimento, desde o momento da seleção das áreas de construção disponíveis na cidade, às diferentes etapas do processo de licenciamento e aconselhamento junto das diferentes entidades, dinamizando e proporcionando, também, as pontes necessárias com as diversas instituições municipais e governamentais”, acrescenta o empresário.

109 embaixadores em nove anos

Para lá do trabalho com instituições nacionais, destacam-se as ações de diplomacia que a InvestBraga tem promovido entre a cidade e outros países. “Recebemos nove Embaixadores estrangeiros durante o ano de 2022, no âmbito de um conjunto de ações de diplomacia económica, onde procuramos apoiar as nossas empresas nos seus processos de internacionalização, aproximando-as de mercados emergentes e competitivos. As visitas promoveram, também, as vantagens competitivas de Braga e do seu tecido empresarial”, esclarece o diretor da DEAI, Gil Carvalho, adiantando que, desde 2014, já passaram pelo concelho 109 Embaixadores de 65 países, que resultaram em 749 reuniões com diversos parceiros estratégicos.

601 oportunidades de emprego no Work in Braga em 2022

A InvestBraga tem dado, também, especial atenção à criação de emprego qualificado. Neste sentido, o portal Work in Braga (WIB), criado em em 2020, em parceria com o Município de Braga, “assume-se, cada vez mais, como uma das principais plataformas de apoio às empresas na procura de talento qualificado e especializado, promovendo uma maior interação entre as empresas instaladas em Braga e os profissionais que procuram oportunidades de emprego, para trabalhar e viver no nosso território”, elucida Gil Carvalho.

Durante o último ano, foram submetidas na plataforma 852 candidaturas de profissionais às 601 oportunidades de emprego publicadas pelas empresas. Globalmente, o portal registou, até ao final de 2022, um total 5617 interações entre empresas, instituições e profissionais.

Principais parques industriais acolhem 429 empresas

O ano de 2022 ficou, ainda, marcado pelo projeto “+ Indústria”, que resultou num levantamento exaustivo das atividades desenvolvidas nos 11 parques industriais e empresariais de maior dimensão da cidade. Ocupando uma área de cerca de 4.000.000 metros quadrados de superfície, estes espaços acolhem 429 empresas que empregam mais de 18 mil trabalhadores.

“Este trabalho permite aos investidores selecionarem as melhores opções de localização para a instalação dos seus negócios, uma vez que toda a informação foi integrada na plataforma nacional T-Invest, que disponibiliza o mapeamento dos parques industriais em Portugal, de gestão central, contando com o envolvimento e operacionalização por parte dos municípios”, explica o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva.

De referir que, entre os setores presentes nos 11 parques analisados, a indústria é a que tem mais expressão, com 144 empresas. Segue-se o comércio por grosso e a retalho (130) e os serviços de aluguer, técnicos e consultoria (101) entre os mais expressivos.

“Não há dúvidas do impacto positivo que a InvestBraga tem assumido na economia do concelho. O reconhecimento atribuído a Braga pelo Financial Times – fDi Intelligence, este ano, como melhor cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes, é exemplo do valor das iniciativas da área da Dinamização Económica e Atração de Investimento”, conclui Carlos Silva.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES