Domingo, Outubro 2, 2022
18.4 C
Braga
InícioBragaInovação tecnológica é prioridade para o PSD Braga

Inovação tecnológica é prioridade para o PSD Braga

© PSD

A candidatura dos sociais-democratas pelo círculo de Braga às próximas Legislativas, representada pelos candidatos Firmino Marques, Sofia Alcaide, e também por João Granja, presidente da Comissão Política da Secção do Partido, visitou a Startup Braga, com o objetivo de conhecer o ecossistema empreendedor da cidade e de identificar as necessidades do mesmo.

“Em mais uma ação de campanha, a delegação do PSD sentiu o pulsar da Startup Braga, que se tem pugnado por apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da economia digital, tecnologias para a saúde, nanotecnologia e biotecnologia. O PSD congratula-se com o apoio, desde 2014, a 170 startups que angariaram – até ao final de 2021 – um valor global de investimento superior a 350 milhões de euros”, referiu o partido.

Para o PSD, “o trabalho desta área de negócio da InvestBraga – uma empresa 100% municipal –, tem sido fundamental para posicionar Braga na senda de uma cidade aberta ao futuro, ajudando-a a tornar uma referência para todo o País. A Startup Braga tem desenvolvido um trabalho sustentado de consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região, contribuindo para isso o trabalho de ‘sementeira’ realizado junto de universidades e instituições de conhecimento através do desenvolvimento de programas de ideação, pré-aceleração e aceleração de ideias de negócio”.

Complementarmente, o hub de inovação tem disponibilizado um programa de incubação, favorecendo o apoio a startups que se encontrem em fases decisivas de desenvolvimento do seu negócio, e permitindo o acesso a espaços de trabalho em condições mais competitivas.

Com uma rede crescente de mentores e parceiros, a Startup Braga tem ainda promovido inúmeras ações de formação e capacitação de empreendedores, de que é exemplo o programa School of CEOs, realizado anualmente em parceria com a UMinhoExec.

Mais recentemente, e enquanto membro do Conselho Estratégico da Startup Portugal, tem vindo a prestar o seu contributo tendo em vista o reposicionamento da estratégia nacional para o empreendedorismo e o reforço do ecossistema, quer ao nível dos apoios concedidos aos empreendedores, quer ao nível das medidas e instrumentos que permitam acelerar o crescimento das startups, os seus processos de internacionalização e o seu financiamento nos diferentes estágios de desenvolvimento.

Firmino Marques reúne especialistas para “Conversas no Largo”

© PSD

Com o objetivo de abrir um espaço de opinião, Firmino Marques apresentou publicamente, no Café A Brasileira, o blogue “Conversas do Largo”, um espaço virtual que se faz da pluralidade de ideias e de artigos assinados por especialistas de diversos quadrantes da sociedade civil. A iniciativa contou com a presença da candidata às próximas eleições Legislativas pelo PSD, também pelo círculo de Braga, Gabriela Fonseca.

Numa espécie de balcão permanentemente aberto a todos que necessitem de uma ajuda, de um esclarecimento, ou de um estímulo, este blogue recolhe a colaboração de um conjunto de amigos que abordam várias temáticas de interesse geral e comunitário, sem “filtros”, em áreas que vão desde o Ambiente, Cidadania, Cultura e Comunicação, Desporto, Economia e Finanças, Juventude, Património, Responsabilidade Social até à Saúde.

Para este arranque, o blogue conta com a colaboração de Abílio Lima, engenheiro agrónomo, António Lima Martins, advogado, Paulo Rios de Oliveira, advogado e deputado, Humberto Gomes, engenheiro civil e guarda redes da Selecção Nacional de Andebol, dos responsáveis da “Braga mob”- Mobilidade e Cooperação no domínio do Ensino Profissional, Miguel Bandeira, geógrafo e professor universitário, Joana Araújo, psicóloga e presidente da Associação Cuidadores, Familiares e Amigos de Braga e Ângelo Azenha, médico dermatologista.

“A partir da altura em que sentimos que “dar é receber”, obteremos a força e o impulso de partilhar com o nosso próximo o que temos e o que somos. Eis o desafio… Este “espaço aberto” contará também com outros especialistas dispostos a contribuir para a abordagem de temas pertinentes e de interesse para a Comunidade”, diz Firmino Marques, lançando o repto aos bracarenses para visitarem este espaço plural e de ideias livres.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS