Quinta-feira, Abril 15, 2021
18.9 C
Braga
InícioBragaINL de Braga organiza Battery Summit e convoca Península Ibérica para criar...

INL de Braga organiza Battery Summit e convoca Península Ibérica para criar cadeia de valor das baterias

Braga Media Arts

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, organiza, nos dias 22 e 23 de março, a Battery Summit. Esta iniciativa vai reunir decisores políticos europeus, portugueses e espanhóis, para além de empresários e investigadores, para discutir as medidas necessárias à criação de uma cadeia de valor na área das baterias na Península Ibérica, desde a extração à reciclagem, que seja capaz de ajudar a União Europeia a atingir a neutralidade carbónica.

A conferência, em formato digital, organizada pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, vai contar, na abertura, com as presenças de Maros Sefkovic, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a União Energética, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas e João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Para além de abordar o potencial ibérico, o primeiro dia do evento vai ainda incluir discussões sobre as aplicações de baterias para uso estacionário e de mobilidade, bem como sobre materiais avançados e o fabrico de baterias.

O segundo dia da conferência vai ser aberto por João Galamba, Secretário de Estado da Energia, com sessões sobre matérias-primas para a economia circular, processamento sustentável e também reciclagem e recuperação, e ainda sobre os desafios e oportunidades para o futuro das baterias.

O evento vai ser encerrado por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para Lars Montelius, diretor-Geral do INL, “o objetivo principal da Battery Summit é o de reunir todas as partes interessadas nesta área e, num contexto mais amplo, na transição para a mobilidade elétrica, que vai mudar por completo a forma como a nossa sociedade está organizada”.

Lars Montelius acrescenta que “os países ibéricos, se trabalharem em estreita colaboração e no seio da União Europeia, vão conseguir aproveitar muitas oportunidades que agora se abrem para as gerações mais jovens na Península Ibérica, nomeadamente com a criação de milhares de novos empregos ligados ao armazenamento de energia limpa e à mobilidade elétrica”.

A agenda completa, com todos os oradores da Battery Summit, pode ser consultada aqui.

A participação é gratuita, através de registo, que pode ser feito aqui ou no site oficial do INL.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS