A Iniciativa Liberal de Braga continua a realizar os seus roteiros e o mês de julho foi dedicado ao problema da habitação e concentrado nas adversidades e problemas que os bracarenses têm enfrentando desde há muito tempo dentro desse contexto.
Na semana transacta, reuniu com diversas Associações de Moradores, a saber: Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas, Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas e Associação de Moradores do Bairro de Montélios.
Assim, o deputado Municipal da Iniciativa Liberal (IL), Bruno Machado, e o membro do Conselho Local de Habitação, Jesus Caldas, reuniram com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas, António Araújo. A IL fez uma visita ao Bairro Social e conheceu as transformações ocorridas na sede do Sporting Clube Leões das Enguardas que visou criar condições para naquele espaço funcionar um local de apoio ao estudo, apoio à terceira idade, prática desportiva e fruição cultural.
No mesmo dia, a IL reuniu com a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas. Destaca-se uma actividade que considera de grande importância: a criação da sala de estudo.
Para Flávio Vieira, presidente da Associação de Moradores, “a criação da sala de estudo é um sonho antigo da direção em acolher e dar ferramentas às crianças e jovens do bairro cujos pais não têm possibilidades de colocar os filhos em explicações”. A IL teve oportunidade de visitar todo o Bairro, verificando as obras que estão em curso nas fachadas e caixilharias, bem como os diversos equipamentos e horta comunitária. Ficou o compromisso da IL voltar novamente de forma a acompanhar as obras em curso.
Por fim, Jesus Caldas, Sofia Araújo e Mário Queirós, dirigentes da IL Braga, reuniram com a Associação de Moradores de Montélios, presidida por Adolfo Reis. A Associação deu a conhecer o conjunto de actividades desenvolvidas, designadamente o Festival de Ilusionismo desenvolvido no âmbito do programa “Viva O Bairro” financiado pela Bragahabit. A IL fez uma visita à zona habitacional de Montélios verificando diversas reclamações da Associação, nomeadamente a falta de iluminação pública na zona circundante ao parque infantil e a proposta para a colocação de passadeiras na rua António José Lisboa.
De acor IL vai continuar a estar no terreno, atenta aos problemas com que os bracarenses de debatem.