Quinta-feira, Abril 15, 2021
22.8 C
Braga
InícioBragaIniciativa Liberal Braga reúne com Padre João Torres para debater Projeto Fronteiras

Iniciativa Liberal Braga reúne com Padre João Torres para debater Projeto Fronteiras

Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal Braga reuniu com João Torres, Padre de Priscos, com vista a conhecer o Projeto Fronteira, que visa permitir a reabilitação de reclusos saídos em liberdade condicional e que não tenham condições de suporte familiar aquando da sua libertação.

O Projeto Fronteira pressupunha a construção de 3 a 5 habitações que pudessem acolher estes ex-reclusos, das áreas de Braga e Guimarães, e lhes permitisse um período de integração efetiva na sociedade, criando hábitos de trabalho e com todas as condições básicas de alojamento e alimentação para o poder fazer. A Paróquia oferecia o terreno para o projeto e assegurava os custos com durante 10 anos.

O projeto foi aprovado em 2018 para o Orçamento Participativo lançado pelo Governo, mas desde essa data não houve outros avanços na sua execução, apesar do prazo de execução previsto ser de dois anos. “Mediante esta situação, o responsável pelo projeto tem vindo a realizar inúmeros esforços para indagar das razões para este atraso, mas as respostas da Direção-Geral de Reinserção dos Serviços Prisionais, entidade responsável e que ao que parece terá já recebido os 300 mil euros respeitantes ao orçamento do projeto, têm sido vagas, não se registando qualquer avanço para a resolução desta situação”, afirma o Grupo de Coordenação do Núcleo de Braga da Iniciativa Liberal.

“A Iniciativa Liberal manifesta repúdio por esta situação, que manifesta um profundo desrespeito do Governo pelos cidadãos ao não dar cumprimento a um programa de sua própria autoria e não cumprindo com as legítimas expectativas dos autores dos projetos aprovados, sendo que esta situação parece afetar vários outros projetos aprovados na mesma situação. Urge que o Governo que possa corrigir esta situação de forma célere, cumprindo o que os próprios prometeram, e fazendo avançar este projeto de inegável valor social para a nossa região e que complementa o trabalho de excelência da Paróquia na reinserção de reclusos com o projeto Mais Natal, que decorre há mais de 7 anos”, finaliza a Iniciativa Liberal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS