Sábado, Maio 28, 2022
20 C
Braga
InícioBragaIniciativa Liberal Braga apela a cooperação em tempos de guerra

Iniciativa Liberal Braga apela a cooperação em tempos de guerra

© Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal Braga veio apelar à cooperação face à invasão russa na Ucrânia. Ivano-Frankivsk é a cidade ucraniana geminada com Braga, pelo que o partido sublinha que “em tempos de guerra na Europa, ressalvamos a importância de estreitar a cooperação com a sua ‘cidade-irmã'”.

Desde 2016 que as duas cidades têm vindo a fomentar os seus laços de amizade, promovendo parcerias conjuntas. “Tendo em conta os mais recentes acontecimentos na Ucrânia, que a todos nos chocam, a Iniciativa Liberal Braga vem propor um conjunto de iniciativas que visam reforçar a solidariedade entre ambos os povos. É de destacar que a sociedade bracarense é constituída por uma comunidade ucraniana de relevo que, neste momento, vive momentos de aflição e preocupação com a presente situação de guerra na Ucrânia”, afirma em comunicado.

“Mais do que nunca, pretendemos reforçar os nossos laços de amizade, demonstrando a nossa disponibilidade para apoiar diretamente todos aqueles nas suas mais variadas necessidades – por aqui passa também a nossa total abertura em receber refugiados, pessoas com necessidades especiais, ou crianças órfãs e mulheres com filhos. O nosso apoio está com os mais vulneráveis desta guerra. Propomos, por isso, à Câmara Municipal de Braga, que dentro dos apoios e iniciativas que tem desenvolvido nesta matéria, avalie a oferta de cooperação humanitária (como por exemplo, a integração e acolhimento de refugiados) entre as duas cidades que partilham entre si, um património humano e cultural digno de nota”, sublinha.

Tendo em conta “a tragédia humana que assola a Ucrânia”, a Iniciativa Liberal Braga solicita um reforço das relações de solidariedade com Ivano-Frankivsk.

“Condenando, de forma veemente, esta guerra, destacamos as palavras da escritora ucraniana, Prémio Nobel da Literatura de 2015, Svetlana Alexijevich, nascida em Ivano-Frankivsk. ‘Como podemos preservar o nosso planeta onde meninas supostamente deveriam estar dormindo nas suas camas e não estiradas mortas no chão, com as tranças soltas? Devemos fazer algo para que a infância nunca mais seja chamada de infância de guerra'”, finalizou a Iniciativa Liberal.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS