Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoInaugurado Campus da Proteção Civil de Famalicão

Inaugurado Campus da Proteção Civil de Famalicão

© CM Famalicão

O Campus da Proteção Civil de Famalicão foi hoje inaugurado em Bairro pelo ministro da Adminstração Interna, José Luiis Carneiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, para servir o país, muito particularmente a região Norte, em matéria de prevenção de catástrofes e de socorro a pessoas a bens.

Mário Passos falou num “dia histórico para Famalicão, mas também para Portugal”. “A Proteção Civil é essencial ao país. Não pode haver harmonia social sem a proteção dos cidadãos e dos seus bens. Este é um direito que as pessoas têm, mas é também uma condição de coesão nacional e, por isso, o que estamos a fazer aqui hoje deixa-me imensamente orgulhoso e feliz”, acrescentou.

O novo Campus da Proteção Civil de Famalicão contempla um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto Municipal e uma Base de Apoio Logístico da Proteção Civil Nacional. Está localizado na freguesia de Bairro, gozando de uma localização privilegiada para as operações em toda a região.

A nível de infraestruturas, o Centro da Proteção Civil tem capacidade para assegurar alojamento a cerca de uma centena de operacionais, para reforço de meios. Com uma área aproximada de 30 mil m2, possui valências como um edifício de apoio, base para estacionamento de viaturas pesadas, heliporto, campo de futebol, campo de ténis, balneários e refeitório.

A cerimónia desta manhã ficou marcada pela assinatura do protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave para a utilização e operacionalização do espaço.

Sobre o “investimento muito relevante” realizado pela autarquia famalicense no novo Campus, o ministro da Administração Interna diz que “traduz a opção estratégica da autarquia numa das áreas mais importantes para a vida de qualquer comunidade – a segurança das pessoas e bens”. José Luís Carneiro apontou a Segurança e a Defesa como o primeiro objetivo de qualquer Estado, agradecendo, por isso, em nome do Governo, a opção feita pela Câmara de Famalicão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS