Sábado, Abril 20, 2024
13.9 C
Braga
BragaImagem de Nossa Senhora da Torre percorreu ruas de Braga

Imagem de Nossa Senhora da Torre percorreu ruas de Braga

© Angélica Antunes

A Imagem de Nossa Senhora da Torre percorreu, esta sexta-feira à noite, as ruas da cidade de Braga. A procissão de velas saiu da capela em direção à Sé Catedral, onde recolhe até terça-feira.

Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Torre recentemente reativada, a realização desta procissão remonta desde 1 de novembro de 1756, um ano após o terramoto de 1755 de Lisboa.

“Os bracarenses sempre tiveram uma grande devoção a Nossa Senhora da Torre por ter preservado a cidade de Braga do grande terramoto que devastou Lisboa a 1 de novembro de 1755. No ano seguinte, iniciou-se anualmente uma grande homenagem com a realização da procissão de velas onde a sua Imagem percorria as muralhas da cidade. A sua devoção era grande e era conhecida pelos seus milagres. Anteriormente ao terramoto, a cidade foi atingida por uma grande tempestade onde um raio caiu na torre e a Imagem de Nossa Senhora e as velas sairam ilesas”, disse Nuno Costa da Irmandade de Nossa Senhora da Torre.

© Angélica Antunes

De acordo com Nuno Costa, a procissão “não deu volta à cidade como fazia antigamente, fazendo apenas o percurso até à Sé Catedral, para posteriormente celebrar o Dia da Padroeira de Braga, no dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos”. 

“Na terça-feira, dia da sua Festa, a Imagem estará perto da cidade. Será celebrada uma Eucaristia às 11:30 e posteriormente será realizada a procissão do regresso de Nossa Senhora a sua casa, ou seja, à torre”, realçou Nuno Costa.

A Irmandade de Nossa Senhora da Torre foi reativada após estar inativa por várias décadas. As procissões em homenagem a Nossa Senhora da Torre contam com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES