Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
7.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoIluminação de Natal em Famalicão é inaugurada segunda-feira

Iluminação de Natal em Famalicão é inaugurada segunda-feira

© CM Famalicão

É já na segunda-feira, 22 de novembro, pelas 19:00, que Vila Nova de Famalicão vai inaugurar a época natalícia, com a iluminação de Natal a animar a cidade e vilas e com o regresso da tradicional árvore ao centro da cidade, desta vez à Praça 9 de Abril.

A cerca de um mês do Natal, Famalicão prepara já a época mais mágica do ano, vestindo-se de luz, cor, música e alegria. Os preparativos decorrem um pouco por toda a cidade e pelas vilas e prometem cobrir de magia e fantasia a quadra natalícia.

Após um ano de interregno, dada a situação de pandemia provocada pela Covid-19, Vila Nova de Famalicão volta a encher-se luz e alegria. O Circo de Papel, promovido pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo também está de regresso ao Parque da Juventude entre 3 de dezembro e 6 de janeiro, para júbilo de miúdos e graúdos, com o espetáculo Aquarela. Inspirado no livro “Meninos de Todas as Cores” de Luísa Ducla Soares, o espetáculo revela aquilo que nos une como seres humanos; as nossas diferenças.

O Mercado de Natal, com artesanato e produtos tradicionais, volta também a animar a cidade, decorrendo, desta vez, nos espaços interiores e zona envolvente à Praça – Mercado Municipal, entre 26 de novembro e 9 de janeiro. A Praça Street Food ficará instalada na Praça da Cidadania.

A música natalícia irá fazer-se ouvir com os Concertos de Natal “Comunidades em Coro”, com uma dúzia de espetáculos, entre 1 de dezembro e 9 de janeiro. A iniciativa que arrancou em 2019, culminou num verdadeiro sucesso, realizando-se este ano na Praça – Mercado Municipal.

A Cabana Solidária do Pai Natal, com a recolha de bens para posterior distribuição pelas famílias carenciadas, é já um dos momentos mais emblemáticos da época natalícia em Famalicão. Entre 12 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária estará de portas abertas na Praça 9 de abril, acolhendo solidariedade, mas também muita animação e magia.

Por toda a cidade, entre ruas, praças, avenidas, largos e jardins, se sentirá a dinâmica e o pulsar da época natalícia, com o envolvimento dos comerciantes, dos habitantes e dos transeuntes. Para os mais novos não faltarão motivos para a brincadeira, a começar pelo carrocel e pelo comboio de natal.

Na Galeria Soledade Malvar, decorrerá entre 11 de dezembro e 9 de janeiro a exposição de “Presépios de Tradição”, criados pelas Comissões Sociais Inter-Freguesias.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, “a autarquia em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) estão a unir esforços para transformar a época natalícia dos famalicenses num momento único de alegria e fantasia, animando e embelezando a cidade”.

“Depois de um ano tão difícil, queremos levar o Natal a todos os famalicenses, ancorando-o a uma mensagem de esperança, alegria e confiança num futuro mais risonho”,  refere Mário Passos, acrescentando que “vamos fazer de Famalicão o lugar do Natal”.

Este ano, está ainda de regresso a tradicional S. Silvestre, no dia 23 de dezembro, organizada pelos Eugénios HC e CNE, Junta de Núcleo de Famalicão. E o Famalicão Porto de Encontro, no final de tarde de 24 de dezembro, numa organização da ACIF.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS