Igreja toma medidas para prevenir a propagação do coronavírus
Quarta-feira , Outubro 21 2020 Periodicidade Diária nº 2611
Principal / Notícias / Igreja toma medidas para prevenir a propagação do coronavírus

Igreja toma medidas para prevenir a propagação do coronavírus

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou esta segunda-feira, dia 2 de março, mudanças imediatas nas celebrações das missas devido ao coronavírus. Esta decisão foi anunciada através de um comunicado para evitar o contágio do novo vírus que se tem alastrado pela Europa, de modo a evitar a sua propagação.

Assim, a Igreja vai optar por dar a comunhão apenas em mãos, os gestos da paz vão ser suspensos e será retirada a água benta.

“Perante a situação que estamos a viver em todo o mundo, motivada pelo COVID-19, apelamos à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene. Nesse sentido, convidamos a seguir estritamente as indicações e normas da Direção Geral de Saúde. Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, dita o comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa.