Quarta-feira, Outubro 20, 2021
19 C
Braga
InícioBragaHospital Lusíadas Braga aposta na multidisciplinariedade com inovação do tratamento oncológico

Hospital Lusíadas Braga aposta na multidisciplinariedade com inovação do tratamento oncológico

Lusíadas Saúde

O Hospital Lusíadas, em Braga, iniciou o tratamento de doentes oncológicos com abertura do Hospital de Dia Médico. Esta Unidade de Oncologia vem alargar a oferta de prestação de cuidados de saúde a estes doentes, em contexto privado, na cidade de Braga.

Trata-se de “um local onde tudo é pensado, desde a admissão do doente até ao acesso a profissionais de saúde especializados nas diversas áreas oncológicas”, garante a diretora clínica, Sónia Vilaça. A multidisciplinariedade, a excelência clínica e os cuidados centrados no doente são “os pilares desta Unidade de Oncologia”.

Desta forma, Sónia Vilaça salienta que a Unidade de Oncologia do Hospital Lusíadas Braga vem “otimizar os recursos existentes, promovendo maior interligação entre diferentes especialidades”, que elevará “o padrão dos cuidados de saúde do doente oncológico, assim como da família e do cuidador, para um patamar de referência, não só na vertente física, mas também psicossocial” e que permitirá “aumentar o grau de satisfação e apoio aos doentes, familiares e também profissionais de saúde”.

A Unidade de Oncologia, coordenada pela médica oncologista Diana Santos Freitas, alargou os seus serviços, criando várias unidades em cada área de intervenção.

Unidades Oncológicas: Mama, Pulmão, Urológico, Ginecológico, Digestivo e de Cabeça e Pescoço

De acordo com Luís Castro, responsável pela Unidade da Mama, trata-se de uma “unidade multidisciplinar, especializada na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade, dotada dos recursos técnicos e humanos necessários para abordagem integral de doentes com cancro da mama, desde o diagnóstico precoce até ao tratamento da doença avançada, com a máxima eficiência e qualidade”.

Com o acesso às mais recentes formas de tratamento, esta Unidade pretende estabelecer-se como uma mais valia no tratamento do cancro da mama em Braga. Para além disso, foi concebida de forma a proporcionar às doentes com patologia mamária uma abordagem rápida e integrada, em condições de conforto e privacidade e respeito pela sua dignidade. 

Foram também criadas as Unidade de Cancro Urológico e de Cancro de Pulmão; as Unidades de Cancro Digestivo e Cancro de Cabeça e Pescoço; a Unidade de Cancro Ginecológico e uma consulta de Hemato-Oncologia para o diagnóstico e tratamento das doenças do sangue.

O objetivo destas unidades é centralizar todos os especialistas no tratamento de cada patologia maligna específica, desde o Cirurgião ao Oncologista, Radioterapeuta, Imagiologista e Anatomo-patologista, através da discussão em Consulta de Grupo Multidisciplinar e personalizar o tratamento de cada doente oncológico.

Assim, o Hospital Lusíadas Braga dispõe para além de uma equipa de profissionais totalmente dedicados a cada patologia especificamente, os meios complementares de diagnóstico e o tratamento mais inovador e adequado a cada situação. Unidade de Oncologia possui uma equipa de enfermagem diferenciada nesta área, de modo a oferecer cuidados especializados ao doente e apoiar a família/cuidadores.

Transversal a todas as Unidades, a existência de uma ligação estreita com várias especialidades realçando a Genética, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Controlo da Dor e Cuidados Paliativos.

A Unidade de Cuidados Paliativos, que para além de consulta externa possui consulta ao domicílio, permitindo através de uma equipa médica e de enfermagem especializada, cuidar do doente e da família durante todas as fases de uma doença oncológica avançada.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS