Terça-feira, Maio 21, 2024
14 C
Braga
BragaHospital dos Bonequinhos ajuda crianças de Braga a não terem medo de...

Hospital dos Bonequinhos ajuda crianças de Braga a não terem medo de ir ao médico

© NEMUM

O Hospital dos Bonequinhos está de regresso, entre os dias 8 e 11 de novembro, reunindo cerca de 700 crianças, na Biblioteca do Hospital de Braga, para acompanhar o seu “bonequinho doente”.

Durante quatro dias, as crianças dos jardins de infância do concelho terão a oportunidade de familiarizar-se com o ambiente hospitalar e reduzir o sentimento de ansiedade, que é característica dos pequenos utentes que se deslocam ao hospital.

As crianças que participam na iniciativa são convidadas a acompanhar o seu boneco, num percurso instalado, em ambientes simulados, e vivenciar ambientes de triagem, consultório médico, bloco operatório, alguns meios complementares de diagnóstico, entre outras especialidades médicas, em ambientes simulados.

Desmistificar o medo da farda e da bata branca, é um dos propósitos do Hospital dos Bonequinhos. As crianças são atendidas por estudantes do curso de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia da Universidade do Minho. No total, estarão envolvidos cerca de 250 estudantes universitários.

“O Hospital dos Bonequinhos é uma oportunidade única para as crianças poderem visitar um Hospital sem ser em contexto de urgência ou consulta, e ficar a conhecer o trabalho dos médicos, enfermeiros, e outros técnicos, principalmente, que atendem dezenas ou centenas de casos clínicos, diariamente. Este contexto permite uma maior interação entre as crianças, e criar uma visão diferente dos diversos profissionais, por parte dos mais pequenos”, refere Fátima Faria, enfermeira diretora do Hospital de Braga.

O Hospital dos Bonequinhos recebe as crianças de vários jardins de infância do concelho de Braga, nos dias 8, 9 e 10, entre as 9h e as 16h. Estará aberto a visitas, de forma gratuita, entre as 16:00 e as 17:30.

No sábado, dia 11, as portas abrem-se com um horário de livre acesso entre as 09:00 e as 12:30 para crianças entre os 3 e os 11 anos, acompanhadas por um adulto, sem necessidade de inscrição prévia.

A iniciativa é uma organização conjunta do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) e do Hospital de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Braga. A ação conta, ainda, com a coorganização da Associação de estudantes de Psicologia da Universidade do Minho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho, da Associação de Estudantes de Enfermagem da Universidade do Minho, e da Associação de Estudantes de Farmácia da Universidade do Porto.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES