Quarta-feira, Abril 17, 2024
12.1 C
Braga
BragaHospital de Braga promove Formação em Suporte Básico de Vida

Hospital de Braga promove Formação em Suporte Básico de Vida

© Hospital de Braga

O Hospital de Braga promove, no dia 6 de maio, dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, entre as 09:00 e as 12:30, um “mass training” em Suporte Básico de Vida (SBV), que possibilitará a aquisição de conhecimentos sobre a atuação em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR).

A formação é destinada a utentes, e seus familiares, do programa de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Braga. A iniciativa é promovida pelo Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga e assinala o início da integração no programa de Reabilitação Cardíaca – concretizada em conjunto com o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação – que permitiu ampliar o número de utentes envolvidos e oferecer o programa a doentes com patologia cardíaca mais avançada, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, redução de hospitalizações e de mortalidade.

“O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada”, explica Jorge Marques, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, realçando que “o SBV aumenta a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca”. Nesse sentido, prossegue o diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, “é importante dotar a população de conhecimentos básicos que permitam atuar no caso de uma ocorrência”.

O “mass training” a realizar no Hospital de Braga contemplará uma componente teórica e a realização de exercícios práticos das manobras em manequins, sendo expectável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de as manobras de suporte básico de vida.

Recorde-se que o mês de maio é o “Mês do Coração“, procurando-se sensibilizar os cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a prática de exercício físico.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES