O Hospital de Braga promove, nos dias 26 e 27 de maio, o primeiro encontro das especialidades de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Geral e Familiar.
Esta iniciativa pretende abordar as principais dificuldades na gestão de situações/patologias relacionadas com as especialidades, capacitar os profissionais, otimizar o processo de referenciação hospitalar e promover uma maior comunicação entre os Cuidados de Saúde Primários e o Hospital.
Segundo Luísa Cardoso, diretora do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga, “a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia tem-se deparado com crescentes desafios na abordagem da mulher com patologia ginecológica, mas, também, na mulher grávida, contribuindo para tal a idade materna cada vez mais tardia, as crescentes comorbilidades e o maior sucesso reprodutivo em situações clínicas mais complexas”.
Nesse contexto e reconhecendo a importância da multidisciplinaridade na prestação de cuidados de saúde, Luísa Cardoso considera que o encontro de especialidades permitirá “otimizar a referenciação hospitalar, analisar os crescentes desafios e favorecer a comunicação entre os Cuidados de Saúde Primários e o Hospital”.
O encontro integrará sessões dirigidas aos principais temas das especialidades de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Geral e Familiar, na ótica de ambas as especialidades, nomeadamente no que refere à abordagem clínica, mas, também, através da partilha das principais dificuldades e dados recentes relevantes.