Domingo, Junho 4, 2023
16.1 C
Braga
spot_img
InícioBragaHospital de Braga organiza seminário “Saúde e Bem-estar no Local de Trabalho”

Hospital de Braga organiza seminário “Saúde e Bem-estar no Local de Trabalho”

© Hospital de Braga

Sensibilizar para a importância da segurança e da saúde no local de trabalho e fomentar uma cultura de prevenção e de felicidade, são os principais objetivos do Seminário “Saúde e Bem-estar no Local de Trabalho” que se realizará, no dia 28 de abril, entre as 10:00 e as 12:30, no Hospital de Braga.

A iniciativa assinala o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e é promovida em conjunto pelo Gabinete da Gestão do Risco e a Medicina do Trabalho do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia e pelos Serviços de Nutrição e Psicologia do Hospital de Braga.

No seminário será apresentado o exemplo do “Departamento da Felicidade” do Grupo Bernardo da Costa e analisadas temáticas como o bem-estar psicológico, alimentação saudável e a promoção da saúde no Local de Trabalho. A importância da relação entre a Medicina do Trabalho e a Medicina Geral Familiar e o balanço das atividades do Gabinete de Apoio ao Profissional do Hospital de Braga também serão analisados no decurso da iniciativa.

“Anualmente, 2,78 milhões de trabalhadores morrem de acidentes de trabalho e doenças profissionais e 374 milhões são vítimas de acidentes não fatais. É neste contexto e com a missão de garantir as melhores condições de trabalho, bem como promover políticas de prevenção de riscos profissionais, que é organizado este seminário”, explica Sílvia Oliveira, responsável pelo Gabinete da Gestão do Risco do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga.

A sessão de abertura contará com a presença de João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, e de Emanuel Azevedo, diretor da Unidade Local de Braga da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Ricardo Costa, CEO do grupo empresarial Bernardo da Costa, exporá o “caso de sucesso” do Departamento da Felicidade, enquanto Cristiana Lopes e Mónica Machado, do Serviço de Psicologia do Hospital de Braga, falarão sobre o “Bem-estar Psicológico no Local de Trabalho”.

A alimentação saudável e a promoção da saúde no local de trabalho, serão os temas das intervenções de, respetivamente, Alice Alves, do Serviço de Nutrição do Hospital de Braga, e de Bruno Sousa, Interno de Formação Específica em Medicina do Trabalho do Hospital de Braga.

Rui Macedo, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Cávado I – Braga, analisará a importância da relação entre a Medicina do Trabalho e a Medicina Geral Familiar e Sílvia Oliveira, do Gabinete da Gestão do Risco do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga, fará o balanço de um ano de atividade do Gabinete de Apoio ao Profissional do Hospital de Braga.

No ano passado, a temática do seminário que assinalou no Hospital de Braga o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho versou os “Riscos Psicossociais: da realidade à prevenção”, tendo sido apresentados o plano de ação para a prevenção da violência, técnicas de defesa pessoal, o programa “Saúde em segurança” e a estratégia de prevenção e gestão dos riscos psicossociais.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES