Sábado, Abril 13, 2024
23.4 C
Braga
BragaHospital de Braga consegue certificado de economia circular emitida pela ADENE

Hospital de Braga consegue certificado de economia circular emitida pela ADENE

© Hospital de Braga

O Hospital de Braga participou no eCIRCULAR, novo sistema de classificação de práticas de gestão em economia circular da ADENE – Agência para a Energia.

O eCIRCULAR é um sistema para que as organizações dinamizem ações e que obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular. O processo de avaliação das empresas resulta na atribuição de uma classificação, numa escala de F a A+, possibilitando uma análise cuidada da situação atual da entidade e quais as áreas que devem ser melhoradas.

O Hospital de Braga foi uma das poucas unidades do setor da saúde avaliada em 27 parâmetros diferentes que inclui avaliação em recursos hídricos, energéticos, de materiais, bem como, as práticas implementadas, tendo obtido a classificação B e com identificação de medidas para a passagem ao nível seguinte da classificação.

“Este sistema de classificação do desempenho em economia circular oferece um conjunto claro e estruturado de diretrizes e métricas de avaliação. Através da sua especificidade e transparência, torna as práticas e os resultados mensuráveis, combatendo o ‘greenwashing’ e promovendo a sustentabilidade genuína”, refere Armanda Pereira, diretora do Serviço de Qualidade, Epidemiologia e Segurança da ULS de Braga.

Ao utilizar este sistema, as empresas podem demonstrar de forma robusta e confiável o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para uma transição mais justa e sustentável para todos”, reforça.

A ADENE tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia e suas interfaces com outras políticas setoriais, em articulação com as demais entidades com atribuições neste domínio.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES