A inauguração do maior campo de basquetebol de rua da Europa, que decorreu esta quinta-feira, no Bairro Social das Enguardas, foi marcada por protestos dos moradores da Praça do Bocage.
Descontentes com as obras na Praça do Bocage, os moradores aproveitaram a presença do Executivo Municipal de Braga para demonstrarem o seu descontentamento através de várias faixas viradas para o campo de basquetebol. Os habitantes contestaram com a retirada dos lugares de estacionamento naquela zona habitacional.
Em várias faixas pode ler-se “Bem-vindos à vergonha zona 30 – Praça do Bocage”, “É está a obra que tanto se orgulham? Tenham vergonha”, “Zona 30 – menos 30% de estacionamento, menos 30% de qualidade de vida, mais 30% de stress”, “Estamos fartos das multas. Parar com a ignorância da Polícia. Queremos trabalhar”. Estas são algumas das mensagens que foram transmitidas ao Executivo bracarense, que foi vaiado no local.
Fernando Araújo, morador da Praça do Bocage, marcou presença na inauguração para protestar. “O Executivo Municipal foi vaiado à chegada, onde os confrontámos, pelo que a inauguração não lhes correu muito bem. Estávamos à espera do vereador Miguel Bandeira que não apareceu, pois ele disse para andarmos a pé e estacionarmos os carros entre a 10 a 15 minutos de casa”, lamentou o habitante.
De acordo com alguns dos protestantes, além de os lugares de estacionamento terem sido retirados naquela zona, vários habitantes e comerciantes manifestaram-se contra as multas de estacionamento que lhes têm sido atribuídas.