Quinta-feira, Junho 24, 2021
18.3 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeHá seis praias com “Qualidade de Ouro” em Esposende

Há seis praias com “Qualidade de Ouro” em Esposende

CM Esposende

A Quercus classificou com “Qualidade de Ouro” seis praias de Esposende. O Rio de Moinhos, Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha foram distinguidos com o selo de qualidade. Esposende volta a ostentar, também, na época balnear 2021, a Bandeira Azul nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia.

A associação ambientalista elege, anualmente, as praias cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade, considerando as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas.

Para serem classificadas com “Qualidade de Ouro”, as praias deverão ter apresentado qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares (2016 a 2020), sendo que na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

A avaliação da Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, dado que se baseia apenas na qualidade da água das praias, sendo contudo mais exigente neste aspeto específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura. Este ano, foram classificadas com “Qualidade de Ouro” 391 praias, mais 5 do que no ano anterior.

Esposende continua a apresentar, sistematicamente, água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, oferecendo, assim, uma maior fiabilidade e contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS