Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
PaísHá mais 37 novos radares em funcionamento nas estradas portuguesas

Há mais 37 novos radares em funcionamento nas estradas portuguesas

DR

Os novos 37 radares da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 12 dos quais de velocidade média, entram em funcionamento a partir das 00:00 do dia 1 de setembro de 2023 nas estradas portuguesas.

Trata-se da entrada em funcionamento do primeiro lote de um total de 62 novos Locais de Controlo de Velocidade que vão duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), de 61 para 123 Locais de Controlo de Velocidade.

Quase 550 milhões de veículos/condutores foram fiscalizados pelos radares do SINCRO, entre 2018 e o primeiro semestre de 2023, cerca de 91% do total de veículos fiscalizados/condutores por todos os radares nacionais no mesmo período, e registou cerca de 2 milhões de infrações.

Fruto da política adotada de “assegurar total transparência na localização dos radares instalados”, a taxa de infração dos radares SINCRO foi sempre reduzida, cerca de 0,55%, em 2018, menos de 6 veículos, por cada mil fiscalizados, tendo vindo anualmente a diminuir até atingir, no primeiro semestre de 2023, a taxa de 0,29%, menos de 3 veículos, por cada mil fiscalizados.

O efeito desta redução das velocidades é comprovado pela diminuição verificada nos números da sinistralidade rodoviária registada nos locais onde foram implementados os radares SINCRO. Nestes locais, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

Os 62 novos Locais de Controlo de Velocidade estão instalados nas zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade.

Nos locais destes 62 Locais de Controlo de Velocidade, nos últimos cinco anos, já perderam a vida 115 pessoas: um quarto das mortes que ocorreu nos locais de concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR. Com a instalação dos 62 novos radares, a ANSR quer salvar vidas e que todos cheguem o seu destino em segurança.

Veja os radares no distrito de Braga:

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES