Quarta-feira, Junho 12, 2024
21.2 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães vai instalar luminárias LED com videovigilância

Guimarães vai instalar luminárias LED com videovigilância

Tecnologia LED vai iluminar toda a rede pública do concelho de Guimarães.

© CM Guimarães

Guimarães vai ter todas as 36 mil luminárias do concelho com tecnologia LED. O Contrato de Gestão de Eficiência Energética para a iluminação pública do Município, aprovado em reunião de Câmara, permitirá que o concelho passe a beneficiar a 100% de tecnologia LED em todas as suas 36 mil luminárias, incluindo as atualmente instaladas no centro histórico.

Ao longo dos últimos anos, a Câmara de Guimarães substituiu 21.400 luminárias de vapor de sódio por luminárias de tecnologia LED. “A utilização desta tecnologia permite reduzir as emissões de CO2 e a eliminação de elementos perigosos para o ambiente como é o caso do mercúrio. Os benefícios incluem ainda a poupança energética e o aumento da durabilidade do sistema”, refere a Autarquia.

Na manhã desta segunda-feira, na reunião do Executivo Municipal, foi aprovado o Contrato de Gestão de Eficiência Energética que vai permitir que, além das 21.400 instaladas, sejam convertidas 14.600 luminárias (num total de 36.000). O tipo de luminária LED que será instalada incorpora tecnologia que permitirá ativar o sistema de videovigilância no centro histórico e em outros locais.

“Para o tipo de luminárias previstas em caderno de encargos, está previsto um prazo global de contrato de 15 anos, uma poupança global de 79,71% e uma partilha com o município de 12,8%. Durante esse período de tempo, fica a cargo do adjudicatário a gestão, manutenção, conservação e garantia de bom funcionamento. O investimento total será feito pelo adjudicatário, sendo o ressarcimento feito através da poupança verificada”, acrescenta o Município.

A Câmara Municipal de Guimarães estima poupar, nestes 15 anos, 11.178.161,68 euros, dos quais serão entregues ao Município 1.430.804,70 euros. No final deste prazo, todo o equipamento e respetiva poupança reverterão na íntegra para a Autarquia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES