Sábado, Setembro 24, 2022
14.5 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães selecionada como Cidade Piloto na Iniciativa Cidades e Regiões Circulares

Guimarães selecionada como Cidade Piloto na Iniciativa Cidades e Regiões Circulares

© CM Guimarães

Entre 100 candidaturas, Guimarães é uma das 12 cidades europeias selecionadas para assumir o papel de Cidade Piloto no âmbito da iniciativa Cidade Piloto na Iniciativa Cidades e Regiões Circulares, sendo ainda a única cidade portuguesa com esse estatuto. O programa conta com cidades pertencentes a 18 países diferentes, 12 das quais assumirão o estatuto de “Pilot Cities” e 25 de “Fellow Cities”.

Lançado pela Comissão Europeia como parte do Plano de Ação para a Economia Circular, a Iniciativa Cidades e Regiões Circulares apoia as cidades e regiões da Europa na implementação de medidas para a transição para uma economia circular. Trata-se de uma de mais de 30 cidades, regiões e clusters territoriais europeus que implementarão a transição em escala local e regional.

Como Piloto, Guimarães irá projetar, implementar e dimensionar soluções sistémicas circulares com o apoio do Gabinete de Coordenação e Apoio da Iniciativa Cidades e Regiões Circulares e os seus Parceiros Associados. Guimarães terá oportunidade de partilhar conhecimento e experiência com outros membros do Grupo Piloto. Ao participar nesta iniciativa, as cidades e regiões da Europa como Guimarães estão a impulsionar a transição para uma economia circular.

A vereadora do Ambiente Sofia Ferreira mostra-se “muito satisfeita com esta seleção, porque volta a demonstrar o caminho que Guimarães tem feito na transição para uma Economia Circular, nomeadamente na área da gestão de resíduos”. Sofia Ferreira considera que esta “é mais uma oportunidade para Guimarães partilhar a sua experiência, mas também reforçar o seu conhecimento nestas áreas”.

Pode encontrar toda a informação sobre a Estratégia de Guimarães para a Economia Circular aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS