
A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, em coorganização com o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem promove, nos dias 2 e 3 de maio, em Guimarães, o 5.º Passeio de Bicicletas Antigas Militares e Clássicas de Guimarães – Edição Especial Capital Verde Europeia 2026.
Integrado no programa oficial Projetos da Comunidade | Guimarães Capital Verde Europeia 2026, o evento pretende “valorizar a mobilidade sustentável, promover a consciência ecológica e celebrar o património velocipédico militar e clássico”.
O programa inclui a Exposição de Bicicletas Antigas Militares, Clássicas e Triciclos Vintage, bem como o tradicional passeio pelo Centro Histórico, agendado para o dia 3 de maio. A concentração dos participantes está marcada para às 14:00, com saída às 15h00, incentivando-se a participação trajada à época.
Os inscritos terão ainda direito a lanche convívio e visitas gratuitas ao Museu Militar “Casa do Lanceiro” e ao percurso museológico do Convento de Santo António dos Capuchos, contando o evento com momentos de animação cultural.
A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 27 de abril, incluindo seguro de acidentes pessoais e lembrança.
Para formalizar a inscrição, os interessados deverão enviar nome completo, NIF e contacto telefónico para o e-mail [email protected].


