Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães recebe "Da Quaresma à Páscoa" com música religiosa, gastronomia e exposições

Guimarães recebe “Da Quaresma à Páscoa” com música religiosa, gastronomia e exposições

© CM Guimarães

A exposição “A Paixão em Guimarães”, as celebrações religiosas, os Fins de Semana Gastronómicos e o Festival Internacional de Música Religiosa, são as iniciativas que constam do programa “Da Quaresma à Páscoa” e promete despertar a cidade para um período que, por tradição, arrasta muitos turistas à região.

O programa, que se estende entre os dias 29 de março e 16 de abril, foi apresentado em conferência de imprensa onde o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, destacou a abertura dos espaços da cidade para a divulgação do património cultural e religioso, assim como a adesão dos restaurantes e cadeira de hotelaria aos Fins de Semana Gastronómicos. Nas igrejas (10 a 16 de abril) irá decorrer ainda o Festival Internacional de Música Religiosa, sob a direção artística da Orquestra de Guimarães, com vários concertos, onde se destacam a participação do conceituado Magerit Consort, um agrupamento de música barroca sediado em Madrid, e ainda da soprano ucraniana, Larissa Savchenko.

O Festival Internacional de Música Religiosa será marcado pela homenagem ao seu mentor, professor José Maria Pedrosa, recentemente falecido. Domingos Castro destacou um “programa eclético” que revela ainda uma dimensão social através de visitas a lares de idosos pelos jovens alunos do Conservatório de Guimarães.

Os concertos vão passar pelas Igrejas de S. Domingos, da Misericórdia, Nossa Senhora da Oliveira, São Francisco, Santo António dos Capuchos, Basílica de São Pedro, Santuário da Penha e ainda no Museu Alberto Sampaio. Em representação do Arciprestado de Guimarães e Vizela, o Padre Paulino Carvalho, sublinhou a importância da colaboração para “congregar a dimensão da fé com a linguagem da cultura, no momento de retoma das celebrações depois de dois anos marcados pela pandemia”.

“A Paixão em Guimarães” é o tema da exposição que segue um percurso pelas Igrejas e museus de Guimarães, “onde é possível conhecer um número significativo de peças de elevada qualidade artística”, assinalou Isabel Fernandes, através de 21 locais diferentes na cidade.

O vereador da Câmara de Guimarães estima que o número de turistas aumente de uma forma significativa, recordando que a taxa de ocupação hoteleira de Guimarães apresenta uma média superior (62%) à média nacional (50%) no âmbito da retoma pós-pandemia. Isabel Fernandes considerou, por exemplo, que o Paço dos Duques de Bragança apresentou em fevereiro passado o quarto melhor mês ao nível de visitantes desde 1996. 

Neste programa destaca-se, ainda, os Fins de Semana Gastronómicos (8 a 10 de abril) com a adesão de 22 restaurantes e a oferta de descontos em várias unidades de alojamento no concelho de Guimarães. Consulte o programa completo aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS