Segunda-feira, Outubro 3, 2022
15.6 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães recebe Campeonato de poesia falada do Minho

Guimarães recebe Campeonato de poesia falada do Minho

© CM Guimarães

A 1ª edição do Minha Poetry Slam – Campeonato de poesia falada do Minho, ocorrerá no próximo dia 27 de agosto, às 19:00, na Plataforma das Artes e da Criatividade, situada no espaço exterior do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJ).

O projeto integra a 2ª edição da Open Call “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C. A Open Call direcionada para a área de Programação Cultural e Curadoria destinou-se a selecionar propostas que oferecessem uma programação inovadora e experimental a realizar-se na praça da Plataforma das Arte e da Criatividade e no próprio CIAJG.

O evento promete uma experiência nova e diferente para quem ama performance e literatura. Isto porque a competição ocorrerá em três etapas: Na primeira serão todos contra todos. Daí sairão sete classificados para a semi-final e, a seguir, dois para a grande final. Os concorrentes deverão apresentar poemas autorais em uma demonstração oral de até três minutos. Entre as regras, é vedada a utilização de recursos externos, como figurino, cenário ou instrumentos musicais. O objetivo é ter a voz e o corpo como principais recursos. Os jurados são escolhidos aleatoriamente na plateia, responsáveis por dar notas entre zero e dez. Vence a maior nota.

Além da competição, comporá também a programação uma oficina de Poetry Slam ministrada pela Maria Giulia Pinheiro, coordenadora do Todo Mundo Slam, às 14:00, no espaço exterior do CIAJ, além da participação da DJ Pat Sol, que irá animar o evento a cada intervalo.

Programação

Workshop Palavra Falada com Maria Giulia Pinheiro | 14:00
Com exercícios de aprimoramento vocal, qualificação da leitura cênica e dos gestos, a Palavra Falada abordará o poder da oralidade, com técnicas e práticas do spoken word.

Batalha de Poesia | A partir das 19:00
Um campeonato de poesia falada onde 15 competidores batalham entre si. Serão 3 fases na mesma noite: uma classificatória, a semi-final e a grande final, no qual o vencedor ganha o prémio de 300 Euros.

DJ Set Patisol | 22:00
DJ Patisol é imigrante brasileira baseada no Porto. Sua seleção musical parte de sonoridades latino-afro-diaspóricas: como o funk, cumbia, reggaeton, afrobeat, trap… entre muitos outros. Acredita na libertação e união que só a música pode trazer.

História

Nascido nos Estados Unidos nos anos 80, o Poetry Slam é o nome dado às batalhas de poesia falada que tem democratizado o acesso à literatura e revelado dezenas de vozes poéticas dissonantes em todo mundo. Tradicionalmente esta atividade tem relação com as margens, com aquilo que não está no centro, ou que não é chamado de centro pela noção hegemônica.

Em Portugal, há alguns anos, os Slams ganharam força e contam com um circuito estabelecido que classifica para a Copa do Mundo de Slam, em Paris. Esta é a primeira vez que o evento realizar-se-á na Cidade Berço, e o objetivo desta edição é semear a cultura da poesia falada de modo que esta linguagem possa vir a se tornar parte da rotina cultural e da agenda da cidade, conferindo o acesso a uma tradição literária dissonante e potente, onde a poesia não é uma exclusividade de poucos, mas uma possibilidade para todas as pessoas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS