Quarta-feira, Julho 9, 2025
29.5 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães organiza encontro internacional sobre envelhecimento ativo e saudável

Guimarães organiza encontro internacional sobre envelhecimento ativo e saudável

Evento internacional pretende promover o debate em torno do envelhecimento ativo e saudável, reunindo especialistas, investigadores e decisores políticos nacionais e internacionais.

© CM Guimarães

O Município de Guimarães vai promover a primeira edição do GIMMA, Guimarães International Municipal Meeting on Ageing, nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Multiusos de Guimarães, um evento internacional que pretende promover o debate em torno do envelhecimento ativo e saudável, reunindo especialistas, investigadores e decisores políticos nacionais e internacionais

O GIMMA contará com a participação de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e de diversos especialistas e académicos de referência na área. O objetivo passa por criar um impacto significativo na definição e implementação de estratégias eficazes para uma sociedade mais inclusiva e sustentável para todas as idades.

E⁠ntre os grandes objetivos do encontro, o evento pretende contribuir para a implementação de políticas e práticas promotoras do envelhecimento ativo, através da divulgação de boas práticas nacionais e internacionais, com o envolvimento de municípios, instituições e agentes da comunidade na construção de ambientes urbanos mais inclusivos, acessíveis e preparados para o envelhecimento.

Submissão de artigos e projetos inovadores

Este congresso será um espaço privilegiado de partilha de boas práticas, reflexão sobre políticas públicas e valorização da longevidade como eixo estratégico de saúde, bem-estar e sustentabilidade das comunidades. O GIMMA aceita a submissão de artigos científicos e projetos inovadores, para uma possível apresentação durante o evento. Os trabalhos devem estar alinhados com temáticas como saúde e bem-estar, cuidados integrados à pessoa idosa, habitação e segurança, ambiente e espaço público, desenvolvimento e aprendizagem sénior.

A submissão pode ser feita até ao dia 30 de junho aqui. Cada artigo deve ter no máximo 10 páginas. Os melhores serão destacados durante o evento e incluídos no relatório final do GIMMA.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e à lotação do espaço. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição está disponível aqui.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES