
Guimarães está presente no Fórum Cidades, que decorre em Turim, Itália. Este fórum pretende ser uma conferência inspiradora para a transformação das cidades, juntando centenas de líderes e técnicos de cidades europeias.
A conferência procura discutir o papel das cidades na transição ecológica, e o cumprimento das metas presentes no Pacto Ecológico Europeu.
A delegação vimaranense, liderada pela vice-presidente Adelina Pinto, teve já oportunidade de partilhar com a atual Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, a portuguesa Elisa Ferreira, os principais desafios e objetivos que Guimarães tem pela frente, nomeadamente a Candidatura a Capital Verde Europeia e a ambição de se tornar climaticamente neutra até 2030.
Ao longo de dois dias, o Fórum Cidades pretende ser uma conferência inspiradora para a transformação das cidades, juntando centenas de líderes e técnicos de cidades europeias, assim como vários responsáveis da Comissão Europeia, agências europeias e programas de financiamento.