Domingo, Julho 25, 2021
21.4 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães lança brinquedo inovador para despertar criatividade das crianças

Guimarães lança brinquedo inovador para despertar criatividade das crianças

CM Guimarães

Até ao final do ano todas as crianças do 4º ano do concelho de Guimarães receberão o brinquedo “Moving Kids”, um projeto que surge no âmbito da atuação do ProChild CoLAB no Município de Guimarães como Território de Aprendizagem e da sua participação ativa no Projeto Educativo e Cidade de Educação.

O brinquedo  dirige-se a todas as crianças do 4º ano no ensino escolar público do Município de Guimarães que se estimam em aproximadamente 2000 no ano letivo de 2021/2022.

Associado a outros projetos em curso, no âmbito do projeto educativo para Guimarães, o Município dá resposta a um novo desafio. “Ao projeto educativo que já temos definido com programas como Reconhecer Guimarães, Pergunta ao Tempo, Lições Iluminadas ou A Escola de Pernas para o Ar, associamos agora este novo projeto no combate à pobreza e exclusão social, promovendo a integração de todas as crianças para construírem o seu próprio território de uma forma divertida e num projeto inédito que visa estimular a criatividade das nossas crianças”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto.

O brinquedo “Moving Kids” integra um conjunto de cartões destacáveis que permite a construção de elementos cénicos e de veículos que complementam os cenários, que permitem às crianças imaginar, projetar e construir uma maquete de um lugar de brincar para todos, que potencia a inclusão e, simultaneamente o movimento, a exploração e a utilização de veículos de suporte à brincadeira. Entre os componentes disponibilizados no brinquedo encontra-se um livro com três histórias inéditas e originais do escritor infantojuvenil Pedro Seromenho, cenários recriados de espaços públicos e materiais de uso corrente que permitem construir o seu próprio brinquedo.

Em representação da Science4you, promotora inicial deste brinquedo, Manuel Sande e Castro destacou o objetivo de “fazer algo diferente e especial” e aponta que o resultado desta aposta é “um projeto diferenciador, com mais valias para todos, e torna o processo de aprendizagem divertido”. A Science4you foi fundada por Miguel Pina Martins, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (FCUL), de índole 100% portuguesa, tem como objetivo e atividade desenvolver, produzir e comercializar brinquedos educativos e científicos, que melhorem os níveis de educação na sociedade e que permitam às crianças aprender enquanto brincam.

Manuel Sarmento, em representação do Prochild CoLab, destacou a importância de brincar e realçou a singularidade deste brinquedo com um forte “desenvolvimento científico” e centrado no bem-estar da criança e no seu estímulo á participação. Assim, vai ao encontro da estratégia nacional do Prochild no combate à pobreza e à exclusão social na infância enquadrada numa abordagem científica transdisciplinar, vinculando académicos e profissionais no terreno, e contribuindo ativamente para políticas públicas baseadas em evidência científica.

Pedro Seromenho evidenciou a “experiência piloto” em Guimarães ao despertar as crianças para o processo de construção. “Existe um livro com três narrativas diferentes, onde as crianças podem reinventar histórias, conhecerem o seu território e até tornarem-se mais vigilantes. O importante é aprender, brincando e podem construir um mundo na perspetiva de cada criança”, salientou o escritor e ilustrador.

O brinquedo “Moving Kids” surge como uma oportunidade única que permite às crianças pensar e imaginar como gostariam de ver espaços por estruturar da sua cidade e transformados em percursos que lhes permitam imaginar e criar atividades realizadas ao ar livre (correr, andar de bicicleta, patins, skate, triciclo ou outras).

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS