Guimarães vai instalar, na próxima semana, seis árvores solidárias nas ruas da cidade para ajudar instituições do concelho. As árvores, pintadas por artistas plásticos vimaranenses, contêm caixas de troca de alimentos, roupa, livros e brinquedos, cujos conteúdos serão para oferecer às instituições.
“Esta é mais uma forma de revelar o espírito solidário dos vimaranenses, através da recolha de bens que serão distribuídos pelas nossas instituições e famílias carenciadas, por forma a mitigar algumas das dificuldades que são notadas principalmente neste período inusitado de pandemia”, disse Adelina Pinto, vereadora da Cultura do Município de Guimarães, enaltecendo a ligação entre a dinamização do espaço público, o embelezamento das artes e a solidariedade com as nossas instituições.
As “Árvores Solidárias” serão colocadas no Largo da Misericórdia, Largo Cónego José Maria Gomes, Largo Navarros de Andrade, Largo Condessa Mumadona, Avenida de Londres, Avenida D. João IV, e cada uma estará identificada com a instituição para onde serão enviados os bens recolhidos, como são os casos da Refood, Fraterna, Centro Juvenil de S. José, Associação de Apoio à Criança, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Lar de Santa Estefânia.
André Pinto, Pepe Garcia, Maria Terra, Délia Carvalho, Rita Pinheiro e Vasco Carneiro são os artistas plásticos vimaranenses que se associaram a esta iniciativa, expressando desta forma a respetiva criatividade em cada uma das árvores no âmbito da iniciativa “Pintar o Natal de Alguém”. Através este projeto estabelece-se a ligação entre a cultura, a solidariedade e as startups criativas.