Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães inaugura Praça de São Bento na Vila de Ponte

Guimarães inaugura Praça de São Bento na Vila de Ponte

© CM Guimarães

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esteve presente na manhã deste domingo na inauguração da Praça de São Bento, em Campelos, freguesia de Ponte.

A cerimónia contou também com a presença da vereadora Sofia Ferreira, do presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, e demais autarcas da vila, bem como de um número significativo de cidadãos.

A cerimónia iniciou-se com o descerramento da placa comemorativa e a bênção da praça, efetuada pelo padre Marc Monteiro, pároco de Ponte, que enalteceu o facto de ser possível prestar, naquele local, a veneração pública a São Bento, cujo lema é “Ora et Labora”, que significa “Ora e trabalha”. “Esta é uma terra de trabalho”, referiu.

Sérgio Castro Rocha disse que a Praça de São Bento será um marco na história da Vila de Ponte, e de Campelos, pois revela uma visão de futuro que está presente nas decisões do executivo. “A Praça de S. Bento, a primeira dedicada ao santo no concelho de Guimarães, está situada num local de passagem de vários romeiros que se dirigem a São Bento da Porta Aberta, e que agora têm ali um local de paragem, ou mesmo de substituição, para quem não puder deslocar-se mais longe”, disse. O presidente da Junta agradeceu todo o apoio de Domingos Bragança e prometeu ainda mais desenvolvimento para o futuro, pois quem fica preso ao passado nunca verá o progresso ter lugar.

Na sua intervenção, Domingos Bragança começou por lembrar o percurso de São Bento, que fez da sua vida uma vida dedicada a combater o ócio e a intriga. “São Bento evangelizou a Europa e foi instituído como padroeiro da Europa, dedicou a sua vida à oração e ao trabalho. Este é um espaço de meditação, de reflexão e encontro. Um espaço para pensar de como agir para o bem comum. E é a partir da reflexão e do pensamento que emerge a convicção para a ação. Ação que nos compete a todos, pois todos temos algum dom que pode ser colocado ao serviço da comunidade. Todos contam”, disse.

O edil aludiu ao grande simbolismo da obra, apesar da mesma ser de pequena monta, uma vez que reforça o sentimento de comunidade, de identidade do local, e que contribui para a felicidade dos cidadãos. “O presidente da Vila de Ponte transforma cada um dos sítios desaproveitados em espaços úteis e bonitos. Como é o caso deste bom exemplo, aqui em Campelos”, concluiu. 

O custo da execução da Praça de São Bento foi de cerca de 7 mil euros, tendo a imagem do santo sido oferecida por um grupo de cidadão da Vila de Ponte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS