Segunda-feira, Outubro 25, 2021
16.7 C
Braga
InícioEducaçãoGuimarães inaugura Biblioteca Escolar no Centro Escolar de Urgezes

Guimarães inaugura Biblioteca Escolar no Centro Escolar de Urgezes

CM Guimarães

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou a Biblioteca do Centro Escolar de Urgezes. O novo espaço disponibiliza livros de todas as áreas de conhecimento, com uma sala de leitura informal.

O autarca destaca a aposta da Câmara Municipal de Guimarães na área da educação ao proporcionar as melhores condições para as crianças vimaranenses, evidenciando a importância da leitura. “É muito importante ler livros para aumentar o conhecimento. As crianças sonham com determinados objetivos e muitos desses sonhos podem ser melhor concretizados através da leitura e, por isso, devem aproveitar este espaço para consultar os livros que estão à vossa disposição”, assinalou Domingos Bragança nas palavras que dirigiu aos alunos do Centro Escolar de Urgezes.

Adelina Pinto, vereadora da Guimarães, apontou que a Biblioteca “é um espaço de inspiração para a leitura” e incentivou os mais novos a lerem muitos livros “como uma experiência enriquecedora para a vida”.

Por força da pandemia, a sessão contou apenas com a presença de uma turma de alunos, que ofereceram pequenas frases a todos os presentes, evidenciando a sua perspetiva da importância dos livros e da Biblioteca e ainda uma breve performance. O coordenador da Rede da Biblioteca Escolar, Rui Festa, explicou que a ação desenvolvida foi da inteira responsabilidade das crianças. “Escreveram pela própria cabeça e isso demonstra o carinho que têm pela biblioteca”, apontou.

Em representação da Junta de Freguesia, Miguel Oliveira assinalou a evolução das infraestruturas o Centro Escolar de Urgezes. “Há sempre coisas para melhorar, mas esta escola está cada vez mais fantástica e com melhores condições para as crianças e professores. O próximo passo será a cobertura do recreio, a começar no final das aulas deste ano letivo”, referiu.

A criação da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, assumida pelo Município de vital importância, complementa o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão. No concelho de Guimarães, existem 52 Bibliotecas Escolares (Escolas Secundárias – 4; Escolas Básicas 2,3 – 14 e Escolas do 1º Ciclo – 34).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS