Sábado, Julho 24, 2021
15.6 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães implementa programa de fruta no ensino básico e pré-escolar

Guimarães implementa programa de fruta no ensino básico e pré-escolar

CM Guimarães

Criar hábitos de alimentação saudável nas crianças e incentivar ao consumo de fruta. Este é um dos objetivos do Programa de Fruta Escolar, englobando as crianças do primeiro ciclo e pré-escolar, no concelho de Guimarães.

O Regime Escolar prevê a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas, duas vezes por semana, a todos os alunos do 1.º ciclo. No entanto, consciente da importância desta medida para a saúde de todas as crianças, a Câmara Municipal de Guimarães alargou, desde o no ano letivo 2014/2015, esta distribuição à educação pré-escolar, comportando esse custo, procurando desta forma, aumentar o número de crianças a beneficiar da inclusão destes alimentos, numa perspetiva de promoção de hábitos de consumo de produtos benéficos para a saúde, de reforço das práticas alimentares saudáveis e de combate à obesidade infantil.

Desde o ano 2017 o Município de Guimarães passou ainda a fornecer lanche às crianças inscritas nas atividades de animação e apoio à família em todos os jardins de infância da Rede Pública e alargou a oferta alimentar, que passou a integrar ainda pequeno almoço e reforço alimentar da tarde, aos alunos inscritos na componente de apoio à família no 1º ciclo em todas as escolas. Esta medida vai ao encontro do manual para lanches saudáveis, lançado recentemente pela Direção-Geral da Saúde

No presente ano, a oferta alimentar passou a integrar um reforço alimentar da manhã, em substituição do pequeno almoço anteriormente fornecido, sendo este disponibilizado às crianças e alunos, independentemente da frequência da componente de apoio à família, num investimento superior a 1,2 milhões de euros assumido pelo Município.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS