Guimarães: Faleceu José Maria Magalhães, figura marcante das Festas Nicolinas
Quarta-feira , Outubro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2618
Principal / Região / Guimarães / Guimarães: Faleceu José Maria Magalhães, figura marcante das Festas Nicolinas

Guimarães: Faleceu José Maria Magalhães, figura marcante das Festas Nicolinas

CM Guimarães

José Maria Baptista Magalhães, interventor na comunidade de Guimarães e referência marcante das Festas Nicolinas, faleceu este domingo, aos 75 anos.

José Maria Magalhães estudou no ensino secundário, no Liceu de Guimarães situado ainda nas instalações do Convento da Santa Clara, pertencendo à geração que transitou para o então referido como novo liceu onde, na década de 1960, foi eleito para várias comissões de festas nicolinas na singular função de Chefe de Bombos. No âmbito autárquico, foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Mascotelos, integrando a primeira Assembleia Municipal de Guimarães, de 1977 a 1979.

Durante 34 anos, entre 1975 e 2014, ocupou vários cargos nos órgãos sociais da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG/Velhos Nicolinos). Foi presidente da Direção nos difíceis anos académicos de 1976 e 1977. Teve um importante contributo para o ressurgimento em 1983 das “Danças de S.Nicolau”, número integrante das Festas Nicolinas onde, sob a batuta do saudoso professor Óscar Machado e com o argumento de A. Meireles Graça, representou pela primeira vez a figura de D. Afonso Henriques, ficando como um símbolo daquele número tão marcante da festa estudantil.

Como presidente da Assembleia Geral da AAELG/Velhos Nicolinos foi um dos impulsionadores da colocação na cidade do Monumento ao Nicolino. Presentemente, estava ligado à ACFN – Associação das Comissões das Festas Nicolinas que o distinguiu com uma das suas referências.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 15h00 desta segunda-feira, 19 de outubro, na Igreja de S. Francisco, sendo sepultado em jazigo de família no cemitério da Atouguia, em Guimarães.