Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães explora soluções de expansão dos setores têxtil e criativo

Guimarães explora soluções de expansão dos setores têxtil e criativo

© CM Guimarães

Esta quarta feira, a delegação vimaranense, composta por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, e Joaquim Pinheiro, diretor da Contextile – Bienal de Arte Têxtil, foi recebida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Tilburg, Marcelle Hendrickx, para discutir oportunidades de sinergia entre Guimarães e Tilburg, cidade holandesa conhecida pelo seu trabalho inovador no setor têxtil. O encontro acontece na sequência da receção pela embaixadora de Portugal nos Países Baixos, Clara Nunes dos Santos, e pelo delegado da AICEP para Benelux, Rui Paulo Almas.

Durante a reunião, Domingos Bragança apresentou o legado têxtil e as iniciativas que estão a ser desenvolvidas para promover a inovação e a criatividade na indústria. Por sua vez, a vice-presidente e vereadora da Cultura de Tilburg destacou o trabalho multidisciplinar e colaborativo que está a ser desenvolvido no Textile Museum de Tilburg, um museu com centro de inovação têxtil aberto à comunidade.

Após esta reunião, a delegação visitou o Textile Museum de Tilburg, onde pôde conhecer com maior pormenor o trabalho desenvolvido e trocar ideias com o diretor, Errol van de Werdt. Este museu é conhecido pela sua abordagem inovadora ao setor têxtil, que envolve a colaboração entre artistas, técnicos e empresas do setor. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, demonstrou-se disponível para estabelecer colaborações com o Textile Museum de Tilburg e explorar novas oportunidades de inovação e criatividade no setor têxtil no território.

A visita à cidade holandesa espoletou boas perspetivas quanto ao futuro da relação entre as duas cidades, e futuras parcerias, tendo em conta o comum legado têxtil, e o modelo de desenvolvimento económico e social baseado no conhecimento, na cultura e na ciência.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES