Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães esteve em destaque no Workshop WireAcademy

Guimarães esteve em destaque no Workshop WireAcademy

© CM Guimarães

Teve hoje lugar no TecMaia, na cidade da Maia, o 38º Workshop WireAcademy, evento organizado pela Wiremaze que teve como objetivo a partilha de informação, metodologias e experiências das autarquias no que diz respeito à modernização administrativa. A convite da organização, e em representação da autarquia de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador da Modernização Administrativa e Qualidade e dos Sistemas Inteligentes e de Informação da Câmara Municipal, interveio no painel “Campeões do IPIC: Boas práticas”.

Paulo Lopes Silva teve oportunidade de destacar as diversas conquistas que a Câmara Municipal de Guimarães tem tido neste campo, tendo referido o processo de digitalização do Urbanismo – que permite ao cidadão consultar o estado dos seus processos em curso –, o portal da transparência – onde são publicados diversos tipos de informação relacionada com recursos humanos, organização interna, planos e relatórios do município, taxas e receitas municipais –, o portal de denúncias – onde é possível denunciar atos de corrupção e fraude –, a possibilidade de agendamentos online na app do município para o Balcão Único de Atendimento – permitindo aos munícipes o agendamento a qualquer altura à sua conveniência, sem necessidade de falar com um operador –, entre outras possibilidades.

Paulo Lopes Silva concluiu a sua intervenção ressalvando o compromisso do executivo municipal para com a informação, dando como exemplo a realização de consultas públicas em diferentes temas, mesmo naqueles em que a lei não obriga.

Recorde-se que no passado dia 21 de dezembro de 2022, a Câmara Municipal de Guimarães obteve o 1º lugar no critério de Participação, e 7º no global, do IPIC 2021 – Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais. Este estudo, realizado em conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Universidade do Minho e a Universidade das Nações Unidas, visou retratar o estado da modernização web das câmaras municipais.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES