Domingo, Setembro 26, 2021
19.5 C
Braga
InícioCulturaGuimarães: Definido o programa da Feira Afonsina 2021

Guimarães: Definido o programa da Feira Afonsina 2021

CM Guimarães

Já está definido o programa da Feira Afonsina 2021, em Guimarães, ainda com a ausência do programa nos moldes habituais dado a situação de pandemia, mas com a realização das II Jornadas Históricas no dia 19 de junho no Paço dos Duques de Bragança e Casa de Sarmento, e a Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, no Monte Latito, de 24 a 27 de junho.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, destaca que as Jornadas Históricas resultam da “necessidade de continuar a estudar, a refletir e a dar conhecer a história desta época. Tudo o que é feito nestas jornadas fica registado para memória futura e assim será apresentado um documento que reflete o que foi a primeira edição das Jornadas Históricas”.

Adelina Pinto salientou que “a importância para Guimarães de manter e acrescentar estas jornadas históricas que permite fundamentar, através da investigação, o conhecimento sobre o período da fundação e existe esse compromisso de acrescentar mais à história”, apontou.

Antero Ferreira, diretor da Sociedade Martins Sarmento, explicou que “a reflexão que se faz nestas jornadas históricas merece uma reflexão do que pode ser a Feira Afonsina para o futuro”.

As Jornadas Históricas assumem-se como um evento científico com o propósito de dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval. Esta edição incidirá sobre “o Papel da Mulher na Idade Média”, na qual serão apresentados trabalhos científicos e académicos, de cariz nacional e internacional. As Jornadas contam com palestrantes e investigadores dos vários departamentos académicos das Universidades do Minho, Porto, Lisboa e Santiago de Compostela e com jornalistas e escritores de relevo.

Para a concretização das Jornadas, além do Município de Guimarães, integram a Comissão Organizadora Isabel Fernandes, Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, Paulo Vieira de Castro e Antero Ferreira, da Sociedade Martins Sarmento, Rui Vítor Costa, da Muralha e António Amaro das Neves, historiador.

Numa perspetiva de evocação da memória de todos os visitantes, terá lugar a realização de uma Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, evento que se pautou por ser um evento de cariz medieval, estruturado numa sólida memória histórico-cultural e patrimonial, com o objetivo de valorizar a Fundação da Nacionalidade e evocar o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Desde 2011 que se afirmou no calendário cultural dos vimaranenses e de muitos turistas que visitam Guimarães, no sentido de apreciarem as atividades e participarem ativamente em algumas áreas temáticas.

A exposição pensada para o espaço público abordará as temáticas que envolveram o evento ao longo dos anos, nas suas diversas vertentes e contará um pouco da história da História Afonsina.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS