Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães convoca todos os clubes para a causa da sustentabilidade ambiental

Guimarães convoca todos os clubes para a causa da sustentabilidade ambiental

© CM Guimarães

Estão todos convocados para o programa Guimarães Desporto Carbono Zero. O desafio foi lançado pelo vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, numa sessão pública com os representantes dos clubes vimaranenses, que decorreu esta quinta-feira, no Multiusos de Guimarães.

Foram apresentadas as principais linhas de orientação para um caminho que pretende ser um contributo determinante para alterar o ecossistema de sustentabilidade ambiental no desporto em Guimarães, envolvendo os clubes, os dirigentes, atletas e até alargar à comunidade em geral.

O Laboratório da Paisagem — com a presença da Universidade do Minho e UTAD – será um parceiro estratégico na elaboração dos programas/projetos a realizar pelos clubes.

Nelson Felgueiras evidenciou quatro eixos principais para o desenvolvimento do programa “Desporto Carbono Zero” e, assim, convoca todos os clubes para causa da sustentabilidade ambiental.

O primeiro passo é a elaboração de um Plano de Sustentabilidade adaptado à realidade de cada clube, em parceria com o Laboratório da Paisagem. “Com o apoio de técnicos e especialistas nesta área, vamos começar por elaborar um plano para todos os clubes de Guimarães”, revelou. Entretanto, será disponibilizado um software de gestão ambiental numa plataforma informática, desenvolvido especialmente para este efeito, que vai permitir aos clubes monitorizar a evolução de cada plano e decidir o que têm a melhorar de acordo com esse plano.

Seguem-se ações de formação e consciencialização para acelerar a transição verde, dirigida aos dirigentes, treinadores e atletas, promovendo o envolvimento dos cidadãos, num processo que “exige a participação dos clubes” e será sempre “evolutivo” a fim de atingir ainda a meta da Neutralidade Climática até 2030.

A Câmara Municipal de Guimarães orientará o programa de financiamento aos clubes desportivos que estejam a cumprir estes objetivos, através da monotorização feita na plataforma onde constará os planos de sustentabilidade ambiental e as metas a atingir.

Neste momento, já foi submetida uma candidatura do “Desporto Carbono Zero” à União Europeia, através de linha de apoio para este tipo de programas, que visa o reconhecimento a nível internacional de uma boa prática ambiental.

Nelson Felgueiras destaca a capacidade do Desporto em inspirar os jovens para a participação ativa nos projetos da comunidade, considerando ainda o poder do Desporto é essencial para promover a consciencialização e o envolvimento dos cidadãos, de todas as idades, nomeadamente na proteção do ambiente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS