
A celebração de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Cruz Vermelha Portuguesa vai permitir a realização de testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus. Os testes destinam-se à comunidade escolar, mas também à sociedade vimaranense.
Por dia, serão efetuados 200 testes, a começar na próxima semana. Inicialmente, serão testados funcionários de creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo, sendo também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.
“Esta solução, destinada aos habitantes e a todas as nossas instituições de Guimarães, permite-nos aprofundar o caminho de testar, rastrear e isolar o mais precocemente possível”, considera Domingos Bragança, afirmando que a estratégia de testagem para o novo coronavírus passa por “garantir resultados fiáveis, de carácter mais rápido e seguros”.
Guimarães terá um posto fixo para a realização de testes, que ficará situado nas antigas instalações do CyberCentro, em Couros, mas também um posto móvel, que se deslocará a instituições e locais do concelho, sempre que houver necessidade.
A utilização de testes rápidos de antigénio vai permitir reduzir e controlar ainda a transmissão da doença, assim como prevenir e mitigar o impacto da doença no sistema de saúde.