Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17.5 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães celebra Dia Mundial da Criança

Guimarães celebra Dia Mundial da Criança

DR

O Dia Mundial da Criança do Município de Guimarães, vai decorrer entre 1 e 4 de junho. Como Cidade Amiga das Crianças, Guimarães pretende ser “uma cidade impulsionadora da mudança de paradigma na educação das crianças e na sua valorização”, motivo pelo qual um dos eixos de ação que será privilegiado, no programa e para o futuro, é o da participação.

Em formato online, vários alunos que representarão todas as crianças do 1º ciclo (3º e 4º ano) dos agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães, incluindo o ensino privado, terão a oportunidade de conversar com Domingos Bragança, presidente da Câmara, e com os vereadores, colocando as suas dúvidas sobre o funcionamento do órgão executivo ou colocando sugestões para melhorar a vida em comunidade.

“Esta é uma das ações que ilustra a vontade de fomentar a participação das crianças na construção de uma cidadania ativa e participativa, motivo pelo qual esta iniciativa se repetirá. Ainda sob o tema da participação, será apresentada uma nova plataforma digital intitulada ‘Dar Vez à Tua Voz’ que estará disponível para que as crianças possam enviar, sempre que o entendam, as suas críticas ou propostas”, refere Adelina Pinto, vice presidente do Município de Guimarães.

A também vereadora da Educação enfatizou a necessidade de dar respostas às crianças em diversos contextos qua não apenas o educacional, “o que deve ser feito através de uma visão sistémica da sua participação na comunidade”. Foi apontado o exemplo das comunidades migrantes como um trabalho que tem dado frutos, resultado de um trabalho em rede por parte de várias entidades e que sairá reforçado com a utilização de uma plataforma digital do Plano de Ação Local do Programa “Guimarães Cidade Amiga das Crianças”, que será apresentada no Dia Mundial da Criança. “Somos Cidade Amiga das Crianças todos os dias. O Dia 1 de Junho é o mote perfeito para falar do assunto”, frisou Adelina Paula Pinto.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS