Sexta-feira, Abril 19, 2024
24.4 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães celebra 25 de Abril com atividades desportivas

Guimarães celebra 25 de Abril com atividades desportivas

© CM Guimarães

Este ano, as celebrações do 25 de Abril em Guimarães vão contar com uma atividade desportiva. O D. Escolar, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Tempo Livre, realizado no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), ocorrerá no Multiusos de Guimarães. Com o tema da Liberdade em destaque, este evento não competitivo tem como objetivo promover a atividade física, apresentar as diversas modalidades desportivas, promover hábitos de vida saudável e combater a violência e a falta de Fair Play no Desporto, consagrando também os valores do 25 de Abril e da Constituição portuguesa.

São esperadas mais de 1300 crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos, pertencentes aos 14 Agrupamentos de Escolas e representando 57 escolas, num evento dividido em duas fases. A primeira fase realizou-se nas escolas, onde os participantes foram apurados para a segunda fase, e final, a ser realizada no dia 25 de abril.

O D. Escolar é pautado por cinco diretrizes, que orientam os participantes: “Dou o meu melhor!”, “Penso numa resposta para os desafios!”, “Respeito regras, juízes e adversários!”, “Tenho espírito de equipa!” e “Sou amigo dos meus colegas mesmo quando falham!”. Estes princípios promovem uma cultura de desporto saudável e respeitosa entre os jovens participantes.

Além disso, o D. Escolar conta com a colaboração de diferentes entidades desportivas, incluindo o Vitória SC, presente nas modalidades de Voleibol, Basquetebol, Andebol (Vitória/Fermentões), Atletismo e Polo Aquático; o GRUFC (râguebi); o Guimagym (ginástica); e o Clube de Rope Skipping das Taipas. O Curso Profissional de Técnico de Desporto da Escola Santos Simões também auxiliará na organização do evento, demonstrando a colaboração e envolvimento da comunidade desportiva local.

Para o vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, “o D. Escolar é mais do que uma simples competição: é uma oportunidade para as crianças viverem os valores do desporto, promover a atividade física, desenvolver o espírito de equipa e respeito pelos outros, e celebrar a liberdade e os princípios constitucionais”. É uma iniciativa que procura inspirar os jovens a adotarem um estilo de vida saudável e ativo, enquanto promove uma cultura de desporto inclusiva e respeitosa, contribuindo para a formação integral dos estudantes e para a construção de uma sociedade mais saudável e harmoniosa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES