Quarta-feira, Junho 29, 2022
21.1 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães: CDU defende que "o direito à habitação digna tem que ser...

Guimarães: CDU defende que “o direito à habitação digna tem que ser cumprido”

© CDU Braga

A CDU realizou este domingo uma visita ao Bairro Social da Emboladoura, em Gondar, Guimarães. Durante a visita teve oportunidade de reunir com a Associação de Moradores e ouvir as suas preocupações. A delegação da CDU integrou, entre outros, os candidatos pelo Círculo Eleitoral de Braga Torcato Ribeiro e Filipe Gomes, assim como Mariana Silva, deputada à Assembleia da República. 

De acordo com a CDU, este bairro, da responsabilidade do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, “continua sem ver concretizada a sua requalificação, pese embora os evidentes sinais de degradação que apresenta. Apesar de vários anúncios sobre projetos de reabilitação do bairro, o facto é que as soluções ainda não foram concretizadas”.

Em declarações no final da visita, Torcato Ribeiro sublinhou que “o acesso a uma habitação digna continua a ser uma miragem para muitas famílias. Os sucessivos governos do PS e PSD/CDS demitiram-se das suas responsabilidades nesta matéria. Deixaram o direito à Habitação para a especulação e mercado imobiliário, empurrando as famílias para o endividamento ou para rendas altíssimas. Acrescentou ainda que “é inaceitável que o parque habitacional público seja tão escasso e, para mais, seja mantido em condições tão precárias”.

O candidato da CDU assumiu o compromisso de intervir para revogar a Lei do Regime de Arrendamento Urbano e a adopção de um quadro legal que “combata a especulação, a regulação dos preços e assegure estabilidade nos contratos de arrendamento e o alargamento da oferta pública de habitação em mais 50 mil fogos no país”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS